Interdição total: o que se sabe sobre o dano estrutural na Ponte do Fandango

Por
Interdição total: o que se sabe sobre o dano estrutural na Ponte do Fandango
CACHOEIRA DO SUL
29 de outubro de 2021 - DSCN9527

Interdição total na Ponte do Fandango: técnicos do Dnit terão a palavra final sobre continuidade ou não do bloqueio / Foto: Milos Silveira/OC

 

A Ponte do Fandango, principal ponto de acesso para quem chega ou sai de Cachoeira do Sul, está interditada totalmente em razão de uma rachadura que fez ceder a pista do sentido cidade – BR-290. O dano estrutural passou, na noite desta sexta-feira (29), por avaliação preliminar da equipe de engenharia da Prefeitura de Cachoeira do Sul, que decidiu junto com a Defesa Civil Municipal pela interdição total da travessia sobre o Rio Jacuí.

O trecho está totalmente bloqueado, com proibição inclusive para o trânsito de ciclistas e pedestres já a partir da BR-153 no Bairro Fátima, junto ao Posto TVT (antigo Loló). Cones e sinalizadores luminosos foram colocados no local para alertar os motoristas sobre a interdição.

A reportagem do Portal OCorreio esteve no local, mas foi proibida por questões de segurança de acessar o leito da Ponte do Fandango para acompanhar mais de perto os trabalhos de vistoria. De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Edson das Neves Júnior, a vistoria coordenada pela engenheira civil Jéssica Oliveira da Silva constatou que a fissura é bastante aparente na parte de baixo da ponte.

ESTRUTURA METÁLICA EXPOSTA

Um dos vergalhões de aço forçou o concreto, que estourou, deixando exposta parte da estrutura metálica de sustentação da pista de rolamento. “A fissura aconteceu bem no meio da ponte”, relatou Júnior. Ele pondera que a interdição foi adotada como medida de segurança para preservação de vidas. “A gente sabe que uma interdição assim, de última hora, impacta em muita coisa, em muitas idas e vindas, em viagens e deslocamentos planejados, e há também um impacto econômico muito forte para o município em torno de uma decisão como essa. Mas a preservação de vidas está em primeiro lugar numa hora dessas”, analisou o coordenador da Defesa Civil Municipal.

A Polícia Rodoviária Federal esteve no local acompanhando de perto a situação da Ponte do Fandango. A equipe de policiais se deslocou até o trevo da BR-153 com a BR-290 para orientar os motoristas sobre a situação da Ponte do Fandango. A mesma medida foi adotada pela Defesa Civil para orientar quem trafega da RSC-287, no trecho de Novo Cabrais, em direção a Cachoeira do Sul.

 

Dnit deve avaliar a ponte no final de semana

A Defesa Civil Municipal de Cachoeira do Sul fez contato ainda nesta sexta-feira com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) para que o órgão faça uma avaliação mais aprofundada e criteriosa na estrutura da Ponte do Fandango. Como a Ponte do Fandango integra o traçado da BR-153, é do Dnit a palavra final quanto à continuidade ou não da interdição total da travessia sobre o Rio Jacuí.

A Ponte do Fandango passou por uma reforma geral em 2018. A empreiteira que venceu a licitação para a execução da obra foi a Trena, de Minas Gerais. Os trabalhos se estenderam por 10 meses até a liberação total do trecho, que aconteceu em 7 de outubro do mesmo ano. A obra teve um custo de aproximadamente R$ 9 milhões.