A sede do Consórcio Intermunicipal do Vale do Jacuí (CI/JACUÍ), em Sobradinho, recebeu nesta quinta (30) a reunião de encerramento da auditoria presencial do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para avaliar o andamento do projeto-piloto de ampliação de mercados de produtos de origem animal do qual Cachoeira do Sul faz parte.
Com a adesão, as agroindústrias rompem barreiras comerciais, expandindo seu mercado e fortalecendo sua produção.
Participaram do encontro auditores federais e estaduais que auditaram os Serviços de Inspeções Municipais (SIM) de Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul e Sobradinho, como também os estabelecimentos indicados de cada município ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI/POA) e o Serviço Administrativo e de Gestão de Informação do CI/JACUÍ.
O CI/JACUÍ foi um dos doze consórcios selecionados pelo MAPA para participar, a nível nacional, deste projeto, sendo somente dois no estado do Rio Grande do Sul. Os municípios de Cachoeira do Sul, Caçapava do Sul e Sobradinho possuem agroindústrias indicadas para pleitear a adesão ao SISBI/POA, promovendo assim os Serviços de Inspeções Municipais.
Representando Cachoeira estiveram presentes o Secretário Municipal da Agricultura e Pecuária, Fernando Canterelli Machado, a Médica Veterinária Coordenadora do SIM, Luciane Müller Pedroso e a Estagiária do SIM, Júlia Nenê Pedrotti.
A avaliação será encaminhada a um parecerista do MAPA e após este parecer a equipe de veterinários do CI/JACUÍ fará um Plano de Ação das não conformidades e ajuste dentro dos prazos estabelecidos.