A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira, o Projeto de Lei 4261/12, do Senado, que denomina “Rodovia Presidente João Goulart” o trecho da rodovia BR-153 compreendido entre Cachoeira do Sul e a cidade de Marabá (PA).
O relator, deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), apresentou parecer pela constitucionalidade do texto. Como tramitou em caráter conclusivo, a proposta poderá seguir para sanção presidencial, a não ser que haja recurso para a análise pelo Plenário.
Trajetória
João Goulart assumiu a Presidência da República em 1961, após a renúncia de Jânio Quadros. Em 31 de março de 1964, ele foi deposto pelo golpe militar e morreu em dezembro de 1976, aos 57 anos, durante exílio na Argentina.
Em sua trajetória política, Jango, como também era conhecido, foi deputado estadual no Rio Grande do Sul, deputado federal, secretário estadual de Interior e Justiça no RS, ministro do Trabalho no segundo governo Vargas e, por duas vezes, eleito vice-presidente da República: durante os governos de Juscelino Kubitschek (de 1956 a 1961) e de Jânio Quadros.