Paixão apresenta emenda ao Código de Ética que proíbe familiares de vereadores na administração pública

Por
Paixão apresenta emenda ao Código de Ética que proíbe familiares de vereadores na administração pública
CACHOEIRA DO SUL
23 de julho de 2021 - paixaoa

O presidente da Câmara, o vereador Luís Paixão (Progressitas), apresentou nesta quarta-feira, uma Emenda Aditiva nº 25/2021 ao Projeto de Resolução da Câmara (PRE) nº 03/2021, que institui o Código de Ética parlamentar na Casa. Paixão quer manter a independência e autonomia entre os poderes municipais, garantindo o livre exercício do mandato, e isenção no direito e dever de votar no parlamentar. Por isso, está apresentando a emenda que altera o Art. 8º para vigorar com o inciso XIX, que passará a ter a seguinte redação:

ARTIGO 8ª

“XIX – possuir o vereador, cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, ou ainda colateral ou por afinidade, até o segundo grau, inclusive, nomeado para exercer cargo em comissão ou função gratificada no Poder Executivo Municipal, ferindo a independência dos poderes”

Parlamento desmoralizado

O parlamentar entende que o Poder Legislativo necessita passar por uma moralização após recente alarido entre os vereadores. “Visto toda a celeuma que se criou em cima da nomeação da esposa de um colega e no intuito de moralizar a relação entre os poderes, estou apresentando a emenda que veda a contratação de cônjuge, companheiro ou parente de linha reta, ou ainda colateral por afinidade”, destacou Paixão.

Tramitação

A emenda foi apresentada junto ao PRE que institui o Código de Ética Parlamentar, ela irá tramitar por todas as comissões da Casa, e após, será votada em plenário, necessitando de oito votos para aprovação.