Finalizando a quinta semana da ação de monitoramento e fiscalização de pacientes positivados e suspeitos de Covid, a Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Saúde tem um dado a comemorar: no último giro averiguações, das 21 visitas e 113 revisitas, todos os visitados estavam em casa.
O índice de pessoas não encontradas no primeiro dia de monitoramento, em 2 de junho, foi de 15,01% entre as 293 residências visitadas e no segundo o índice foi de 15,05%, enquanto no último e penúltimo dia desta semana foi zerado.
Avaliando de maneira semanal, na primeira semana o índice geral foi de 11,08% de pessoas descumprindo o isolamento. Este número vem reduzindo semana após semana, sendo de 3,92% na segunda semana, 4,03% na terceira, 2,36% na quarta semana e por fim, nesta última semana, foi de 1%.
“A ação aproximou o atendimento em Saúde dos pacientes, auxiliando o monitoramento que antes era por telefone, buscando pacientes com os quais não se tinha contato e, principalmente, acolhendo e orientando os pacientes, acionando quando necessário os serviços de saúde e assistência social”, enfatizou o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior.
Com a redução do número de casos, será possível aumentar a frequência de visitas aos pacientes, permitindo um melhor atendimento e monitoramento. O esperado é que, com isso, diminua cada vez mais a incidência do Covid-19 em Cachoeira do Sul. “A ação contribuiu significativamente para a redução de pessoas positivadas pois quebrou a cadeia de contágio”, destacou Júnior.
A equipe da Defesa Civil é composta por Edson Júnior, Acilon Carlos, Cristiano Garcia, José Antônio Terra Júnior e Raufer Costa.
Os números
– 3.443 visitas
– 1.039 revisitas totalizando
– 4.482 atendimentos realizados
– 232 Termos de Constatações encaminhados ao DVS