A nova etapa de vacinação neste sábado (27) em Cachoeira do Sul, quando foram disponibilizadas 2.400 doses contra o coronavírus para idosos a partir de 65 anos. foi marcada por longas filas, cansaço e até falta de reforço das equipes. Enquanto que no drive thru na Fenarroz, as 950 doses foram aplicadas das 7h às 11h, na unidade sanitária do Bairro Marina, por exemplo, a imunização para 400 pessoas terminou por volta das 13h30min.
Para vacinação no drive thru, as filas começaram no início da madrugada deste sábado na Rua Moron e se estenderam pela Rua Conde de Porto Alegre até a Fenarroz. No entanto, na US 1 (INSS), US 4 (Centro Social Urbano) e na US 14 (Bairro Marina) a imunização se prolojngou. Em todos esses locais, houve a distribuição de senha o que garantia a vacina.
Na US 1, as filas se formaram pela Rua General Portinho e chegaram à Rua Pinheiro Machado. Na US 4, a espera tomou conta da Rua Leopoldo Souza e na US 14, as filas se estenderam pela Avenida dos Imigrantes. Coube à Defesa Civil chamar atenção para o distanciamento, pois em alguns momentos foram registradas aglomerações.
FORÇA TAREFA
A vacinação começou, às 7h, mas espera nas filas chegou em alguns casos a duas horas e a quase três horas o que provocou cansaço e ansiedade nas pessoas. Algumas se socorreram de cadeiras e outras foram levadas para seus carros. Outra constatação é que muitos idosos procuraram os locais de vacinação perto do meio-dia.
Apesar do esforço das equipes de vacinação, constatou-se que nas unidades sanitárias (US 1, US 4 e US 14) poderia ter ocorrido reforço na imunização. Servidores de outras unidades poderiam ser convocados o que seria evitado, por exemplo, o período de quase 6h30min de vacinação como ocorreu no Bairro Marina. Além disso, também seria evitado o cansado dos servidores envolvidos na atividade.