Um dos roteiros da vacinação contra Covid-19 pelo interior do Município ocorreu na localidade do Irapuazinho, na manhã desta sexta-feira (26), focando no grupo de quilombolas, cujos descendentes são ancestrais das raças negra, indígena e branca. O trabalho desenvolvido pela equipe da Volante Sul (que faz a cobertura de saúde nas regiões da Porteira Sete, Irapuá, Cerro dos Peixotos e Palmas) ocorreu junto ao Quilombo São Sebastião e foi acompanhado pessoalmente pelo secretário municipal Marcelo Figueiró.
O grupo de moradores (até dez usuários na idade abrangida pela campanha), embora pequeno, apresenta dificuldades de acesso aos locais de vacinação, uma vez que a localidade está afastada cerca de 80 quilômetros do perímetro urbano. Pela orientação técnica do Ministério da Saúde, o grupo de risco dos quilombolas pode ser imunizado a partir dos 18 anos de idade.
Pela manhã, a equipe da Volante Sul imunizou os moradores da região e atendeu as demais demandas na área preventiva de saúde, uma vez o grupo teve à disposição profissionais de enfermagem e um médico. A mesma equipe, neste sábado, reunirá em torno de 200 quilombolas na localidade de Cambará. Os servidores demonstraram a rotina de trabalho ao secretário Figueiró e relataram um pouco sobre o planejamento da unidade sob o prisma da pandemia. “Precisamos que a vacina contra o coronavírus chegue aos quatro cantos da cidade”, ponderou o gestor, reiterando seu compromisso em estender o plano de imunização à zona rural. Também neste sábado, a campanha contra a Covid-19 chega ao Piquiri: das 8 horas às 10h30 na Vila Vargas e das 11 horas às 14h30 no Posto Schell.
O secretário da saúde já adiantou que também estará acompanhando a vacinação com as equipes técnicas nestas localidades, a fim de recepcionar os idosos e demais usuários do sistema SUS e também prestigiar o trabalho dos servidores da saúde.