Museu de Arte do Rio Grande do Sul conquista alvará do PPCI

Por
Museu de Arte do Rio Grande do Sul conquista alvará do PPCI
GOGH
17 de março de 2021 - 17164418_1941543_GDO

Arte&Cultura

Crédito: Raul Holtz/Divulgação/Margs

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs) acaba de receber o alvará para seu Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI). Isso certifica que a edificação se encontra em condições de segurança em conformidade com a legislação e resoluções técnicas do Corpo de Bombeiros Militar e normas quanto à prevenção de incêndio.

O PPCI consiste em medidas e adaptações que visam prevenir e evitar riscos de incêndio e permitir o abandono seguro dos ocupantes da edificação em caso de emergência. Contempla procedimentos de segurança que evitem a propagação de chamas e proporcionem meios de controle e extinção do incêndio, como sinalizações, dispositivos e equipamentos de combate ao fogo. Além disso, o museu passa a ter um grupo de funcionários treinados e habilitados para agir em caso de incêndio.

Segundo o diretor-curador do Margs, Francisco Dalcol, o PPCI do Margs é uma conquista histórica, que coloca o museu em uma nova era, perpetuando e projetando-o ao futuro. “Depois da tragédia do incêndio do Museu Nacional, planos e projetos de segurança contra incêndio se tornaram uma exigência premente e urgente para todos os museus. O PPCI do Margs virá se somar ao Plano de Gerenciamento de Riscos: Prevenção, Salvaguarda e Emergência que o museu já dispunha. Com isso, estará em melhores condições de segurança para proteger as mais de 5 mil obras de arte do acervo artístico e os milhares de itens do acervo documental, e também para assegurar a edificação e suas instalações, além de oferecer maior segurança aos públicos e funcionários”, afirmou.

O PPCI vinha sendo buscado há anos pelo Margs, desde as gestões dos ex-diretores Gaudêncio Fidelis (2011-2014) e Paulo Amaral (2015-2018), sendo efetivado agora, na gestão do diretor-curador Francisco Dalcol, com o financiamento das adequações e melhorias que foram necessárias para garantir a obtenção do alvará no Corpo de Bombeiros.

Além da direção do Margs, a conquista resulta dos esforços da Associação de Amigos do Museu (AAMARGS) em proporcionar manutenção e melhorias das condições de infraestrutura para o prédio e a operação da instituição.

O PPCI do Margs foi realizado com patrocínio de Banrisul Vero, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Sulgás por meio do Plano Anual do Margs, que é gerido pela AAMARGS nos termos do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) — Lei de Incentivo à Cultura (antiga Lei Rouanet).