A Secretaria de Saúde de Cachoeira do Sul renovou parceria com a Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI). A decisão aconteceu em reunião nesta quinta-feira (11) com a presença da secretária interina da Saúde, Denise Caspani. O objetivo é proporcionar qualidade de vida para os indígenas. “A SESAI mantém um programa de incentivo, com repasse mensal de fomento às nossas ações de saúde, e veio conhecer a nova gestão municipal e reiterar esses esforços”, revelou Denise Caspani.
Na pauta do encontro foram analisadas as demandas de atenção integral ao povo guarani – representado por aproximadamente 100 habitantes no município, em consonância com as políticas e os programas do SUS, sempre observando as práticas tradicionais da cultura indígena.
ATENÇÃO
Cachoeira do Sul contabiliza três aldeias, situadas na Mineração, Cordilheira e às margens da BR-290 (imediações do Restaurante Papagaio), todas vinculadas à Estratégia da Saúde da Família (ESF 6) do Piquiri.
Em tempos de Covid-19, todos os indígenas dessas três regiões estimados pelo planejamento já receberam a imunização (39 doses), lembrando que crianças, adolescentes, grávidas e lactantes não são vacinados.
O ENCONTRO
No encontro realizado na Secretaria da Saúde participaram, além a secretária interina Denise Caspani, a chefe do Departamento de Atenção à Saúde (DAS), enfermeira Mariana Bortolazzo Machado, a psicóloga Sabrina Della Vechia Scarabelot, o enfermeiro indígena Paulo Sérgio Trindade, a médica Flávia Barata e pela técnica de enfermagem, Giziane Bonugli.
Sobre a SESAI
A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).