Auxílio-doença não pode mais ser antecipado sem perícia médica

Por
Auxílio-doença não pode mais ser antecipado sem perícia médica
ECONOMIA
10 de janeiro de 2021 - meu-inss-2

Segurados podem marcar perícia diretamente pelo site ou aplicativo Meu INSS / Foto: EBC

Encerrou o período de antecipação do benefício por incapacidade temporária – auxílio doença – concedido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), por conta da pandemia. A partir de agora, segurados precisam fazer a marcação de perícia e aguardar pelo chamado da previdência.

As agências do INSS estiveram fechadas, como medida de contenção da Covid-19, e por isso o INSS passou a conceder o benefício, no valor de R$ 1.045,00, somente com apresentação de atestado médico. O prazo para pedir essa antecipação encerrou em 30 de novembro e os pagamentos foram limitados até 31 de dezembro de 2020. No entanto, o INSS está revisando de forma automática os benefícios concedidos a título de antecipação para confirmação do benefício de incapacidade temporária e, no caso de o trabalhador ter direito a valor superior a um salário mínimo, será comunicado sobre o recálculo e a diferença que tem por receber.

O INSS concedeu prazo até o próximo sábado (16) para quem solicitou auxílio-doença a partir de 1º de fevereiro de 2020 e teve o pedido negado, não passou por perícia ou não conseguiu o adiantamento de um salário mínimo, apresentar nova solicitação com agendamento de perícia médica. Se tiverem o pedido aprovado, esses segurados terão direito ao pagamento retroativo dos valores a partir da data de entrada do requerimento.

Com o fim dos pedidos de antecipação, a concessão do auxílio-doença volta a ser como antes, ou seja, o segurado deve apresentar o requerimento para agendamento de perícia médica presencial, por meio da central telefônica 135, site ou aplicativo ‘Meu INSS’. A retomada da perícia presencial permite uma análise mais detalhada do estado de saúde do segurado, com o objetivo de confirmar ou descartar a incapacidade temporária ou permanente para o trabalho, decorrente de uma doença ou acidente, por exemplo.