Neste domingo (27), Cachoeira do Sul fecha o período de nove meses do primeiro registro de caso confirmado de Covid-19. A reportagem do Portal OCorreio realizou um levantamento com dados dos boletins diários da Secretaria Municipal da Saúde. A primeira confirmação de Coronavírus foi de um paciente, 58 anos, em março. Um mês depois, no dia 27 de abril, era três casos confirmados, sendo um deles de um paciente residente em outro estado.
Ainda de acordo com a apuração do OC nas planilhas do pasta municipal, em 27 de maio, o total de casos confirmados já eram de 25. Ou seja, as confirmações aumentaram em mais de oito vezes no período.
No dia 27 de junho, com 81 casos somados, Cachoeira passava para 106 confirmações acumuladas. O total passou a 187 um mês depois. Também em julho, os registros passaram a contabilizar o primeiro óbito.
Em agosto, no dia 27, 418 confirmações e quatro óbitos constavam nos dados da Secretaria da Saúde. Já no dia 27 de setembro, os casos acumulados na pandemia somavam 543 e o número de mortes por complicações com a doença chegava a cinco.
Os registros no dia 27 de outubro mostravam sete óbitos e 633 casos confirmado de Covid-19. O número de mortes permanecia após um mês, mas o total de confirmações saltava para 929 acumulados.
Neste sábado (26), na véspera de fechar nove meses desde o primeiro caso positivo, os dados indicam 1.678 e 20 óbitos. Ou seja, 749 casos a mais confirmado e um acréscimo de 13 mortes.
A Região 27 – com sede em Cachoeira do Sul – dentro do modelo de distanciamento controlado do Governo do Estado já anunciou que não apresentará recurso na atual rodada, que teve classificação prévia divulgada nesta sexta-feira (25), com bandeira vermelha (risco alto) mais uma vez.