Vítimas em Cachoeira do Sul: Polícia desarticula bando do “Golpe do Cartão”

Por
Vítimas em Cachoeira do Sul: Polícia desarticula bando do “Golpe do Cartão”
POLÍCIA
8 de dezembro de 2020 - pol0812

Crédito: PC

A Polícia Civil cumpre na manhã desta terça-feira (8) na Grande São Paulo (SP) 23 mandados de prisão preventiva dentro da Operação Alcateia. O objetivo da ação, coordenada pela delegada Débora Dias, da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate à Intolerância (DPICoi), é desarticular uma quadrilha acusada de aplicar o “Golpe do Cartão”. No Rio Grande do Sul, a lista de cidades que registraram ataques do grupo de estelionatários inclui Cachoeira do Sul, além de Santa Maria, Rio Pardo, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Erechim, Caxias do Sul e Soledade. A maioria das vítimas é formada por idosos.

Os mandados são cumpridos em São Paulo e em outras cinco cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Participam da ação 148 policiais civis de SP, 18 agentes de Santa Maria e 6 de Pelotas.

Os alvos dos mandados são os chefes e operadores do golpe. As buscas aos integrantes do esquema criminoso devem seguir durante toda a manhã.

Saiba mais

A investigação teve início em janeiro, quando a Polícia começou a receber registros de ocorrências. Segundo os relatos coletados, o golpista liga para a vítima informando que um cartão de crédito está sendo utilizado em seu nome para compras em um estabelecimento comercial. O estelionatário então pede autorização para concluir a transação. A vítima desautoriza a compra. Na sequência, o golpista diz que um representante da instituição bancária irá até o seu endereço para realizar o bloqueio do cartão. Além disso, a vítima também é orientada a destruir o cartão e a entregar o chip para o suposto representante do banco com o número da senha para que o bloqueio possa ser efetivado. De posse do chip do cartão e da senha, o estelionatário realiza operações como saques e compras em nome da vítima.

A investigação já identificou 43 pessoas com participação no golpe. A quadrilha já realizou seus ataques no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Piauí, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.