O 3º Batalhão de Engenharia de Combate – Batalhão Conrado Bittencourt – participou da Operação Arandu, na região do Campo de Instrução Barão de São Borja (CIBSB). A operação começou no sábado (14) e encerrou nesta quinta-feira (19).
O exercício combinado contou com a participação de tropas do Exército Brasileiro e Exército Argentino. O
3º BE Cmb ficou encarregado do lançamento de uma ponte LSB (Logistic Support Bridge) de 20 metros de extensão e capacidade de suporte Classe 110 para viaturas sobre rodas e 80 para viaturas sobre lagartas.
Além disso, o Batalhão Conrado Bittencourt coordenou as atividades do Posto de Observação de Transposição de Curso de Água, onde unidades militares de Engenharia e de Cavalaria demonstraram as capacidades do Sistema de Portada Modular Improved Ribbon Bridge (IRB) e da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Guarani, equipamentos recentemente adquiridos para ampliar a capacidade operacional da Força Terrestre.
O Comandante do Exército Brasileiro, general Edson Leal Pujol, e o comandante do Exército Argentino, general Agustín Humberto CEJAS, acompanhados de oficiais generais de ambos os exércitos, assistiram os empregos desses meios, comprovando o elevado nível de adestramento das tropas participantes da Operação de Transposição de Curso de Água.