Grêmio confirma de forma oficial a contratação do centroavante argentino, Diego Churín, que defendia o Cerro Porteño, do Paraguai. Churín, de 30 anos, assinou contrato com o Tricolor por duas temporadas, até 2022, com possibilidade de prorrogação para até o final de 2023. A vinda do atleta já havia sido adiantada pelo técnico Renato Portaluppi na entrevista coletiva após o jogo diante América de Cali, pela Libertadores, na última quinta-feira. O novo reforço será apresentado após o treino desta segunda-feira, no CT Presidente Luiz Carvalho.
Natural de Arroyo Dulce, distante 215 Km de Buenos Aires, Diego Churín Puyo surgiu para o futebol nas categorias de base do Independiente debutando como profissional em 2008. Teve passagens também por Platense, Los andes e Comunicaciones (Argentina). Depois voltou para o Independiente antes de ir para o Chile. No futebol chileno, defendeu Curicó Unido, Universidad de Concepción e Unión Española, até acertar com os paraguaios do Cerro Porteño em 2017.
Conquistou a Copa do Chile pelo Concepción na temporada 2014/15 e o bicampeonato paraguaio pelo Cerro, levantando os troféus do Clausura de 2017 (sendo o goleador) e o Apertura deste ano. Pelo clube de Asunción, disputou 128 jogos, marcando 53 gols.
Ficha técnica:
Nome: Diego Churín Puyo
Nascimento: 01/12/1989
Local: Arroyo Dulce/ARG
Clubes: Independiente/ARG, Platense/ARG, Los Andes/ARG, Comunicaciones/ARG, Independiente/ARG, Curicó Unido/CHI, Universidad Concepción/CHI, Unión Española/CHI, Cerro Porteño/PAR
Títulos: Copa do Chile 2014/15, Campeonato Paraguaio Clausura 2017 e Campeonato Paraguaio Apertura 2020.