O Programa Busca Ativa Escolar “O Futuro se Faz Agora”, promovido anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de identificar crianças de 4 e 5 anos que estejam fora da Escola, está entrando na reta final, faltando ainda identificar a matrícula de 9 crianças para atingir a meta de 100% de matriculados nessa faixa etária.
Neste ano, excepcionalmente, por conta da pandemia da Covid-19, não estão acontecendo aulas presenciais, porém continua a obrigatoriedade da matrícula e do vínculo com a escola. Assim, o responsável deve matricular a criança para garantir a regularização da vida escolar desta e para receber as atividades não presenciais que tem como objetivo manter o vínculo da criança com a escola e também garantir que a criança seja assistida pelo Poder Público. “Fazemos buscas nos sistemas custodiados pelo Poder Público como o Educacenso, Cadiúnico e SIMUS, mas precisamos também que os pais estejam conscientes da obrigatoriedade da matrícula das crianças a partir dos 4 anos de idade”, salienta Raquel Mazuim coordenadora do Setor de Assistência ao Educando.
Segundo Raquel, durante o período das aulas presenciais, a escola observa a criança e percebe se ela foi vítima de maus tratos, violência, se está doente ou com fome. Neste período de pandemia, em que as famílias estão isoladas, não é possível essa observação mais criteriosa da criança e neste contexto, a matrícula escolar e as atividades não presenciais tornam-se indispensáveis, pois possibilitam à escola identificar estudantes que não buscam ou não devolvem as atividades, ou que não as respondem e monitorá-los de perto para tentar identificar casos de possível negligência, evasão, violência ou até mesmo abandono intelectual.
Importante
Os pais que precisarem tirar o filho da escola por qualquer motivo que seja, deve procurar anteriormente vaga em outra escola para evitar que a criança fique sem vínculo escolar ou na situação de evadido. A Secretaria de Educação oferece vagas públicas em todos os níveis de ensino.
Este ano foram identificadas, através das listas do Cartório de Registro Civil, 2.212 crianças que nasceram no município e estão na faixa etária de 4 e 5 anos:
– 2147 crianças encontradas matriculadas
– 30 crianças localizadas fora da escola e matriculadas pós Busca Ativa
– 19 crianças em óbito
– 7 localizadas e encaminhadas para o Ministério Público
– 9 crianças ainda não localizadas
Atenção:
Se alguém tiver alguma informação a respeito destas crianças, ligar para o telefone 3724 6039 ou 3724 6022 da Secretaria Municipal de Educação, ou comparecer à Secretaria Municipal de Educação, no 2° andar do Antigo Fórum.
Crianças ainda não localizadas pelo Busca Ativa
1 – NOME: Yasmim Machado Figueiredo
DATA DE NASCIMENTO: 21/12/2014
2 – NOME: Luisa Vitória Cereser
DATA DE NASCIMENTO: 19/06/2015
MÃE: Bruna Carolina Custódio
3 – NOME: Alana da Silva Araújo
DATA DE NASCIMENTO: 29/05/2015
MÃE: Ana Paula da Silva
PAI: Alan Logan da Silva
4 – NOME: Maria Luiza Yasmim Souza da Silva
DATA DE NASCIMENTO: 30/0720/15
MÃE: Vitória Azevedo d Souza
PAI: Cleber Leonardo Alves da Silva
5 – NOME: Camily Lopes Alves
DATA DE NASCIMENTO: 30/10/2015
MÃE: Gabriela de Souza Lopes
PAI: Eloi dos Santos Alves
6 – NOME: José Davi dos Santos Alves
DATA DE NASCIMENTO: 27/11/2015
MÃE: Cristina Coelho dos Santos
PAI: Joelson Antônio da Silva Alves
7 – NOME: Laís Isabelle de Moura Machado
DATA DE NASCIMENTO: 21/11/2015
MÃE: Taina Teixeira de Moura
PAI: Rudinei da Silva Machado
8 – NOME: Willian Ruan da Silva Pinheiro
DATA DE NASCIMENTO: 23/12/2015
MÃE: Rosemeri Quevedo Lopes da Silva
PAI: Vilson Sarlin Rosa Pinheiro
9 – NOME: Davi Loreto Lucca
DATA DE NASCIMENTO: 30/03/2016
MÃE: Bruna Leticia Huff Loreto
PAI: Alisson Gonçalves Lucca