A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cachoeira do Sul emitiu alerta para possibilidade de chuvas e temporais com raios e rajadas de vento a partir desta segunda-feira (6) até quarta-feira (8). Estão previstas chuvas expressivas com temporais (raios e ventos em forma de rajadas) devido à formação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical. Para a região de Cachoeira do Sul existe a previsão de 50 mm de chuva.
IMPORTANTE
Na noite desta segunda feira (06) haverá a formação de um novo sistema de baixa pressão no sul do Paraguai, que deve se deslocar pelo Rio Grande do Sul. Nesta terça (07) está previsto um ciclone extratropical, que volta a provocar chuva intensa, trovoadas e ventania em todas as regiões. A Defesa Civil chama atenção para volumes elevados de chuva, que poderão variar entre 80 mm e 100 mm em média na metade norte gaúcha, com potencial para ultrapassar este valor em áreas e pontos desta região. As rajadas de vento podem variar entre 70 km/h e 80 km/h, podendo ser ainda maiores no setor leste, em especial na capital, região metropolitana, serra e todo o litoral. Por conta do céu encoberto e dos altos volumes de chuva, as temperaturas voltam a cair.
Na quarta (08), o ciclone deverá chegar em alto mar, mas ainda ajuda a provocar chuva no Rio Grande do Sul, porém, os volumes podem ser expressivos no norte, noroeste, serra, litoral e região metropolitana. As rajadas de vento seguirão intensas especialmente na faixa leste gaúcha e o mar voltará a ficar bastante agitado por causa da formação de um novo ciclone extratropical na costa.
ATENÇÃO
Na quinta (09), o tempo voltará a ficar firme por causa do avanço de uma nova massa de ar seco de origem polar, que entra no Estado empurrada pelos ventos do quadrante sul derrubando as temperaturas. Em Cachoeira do Sul, os termômetros deverão registrar 4ºC no início da manhã.
COMO MINIMIZAR OS DANOS DE UM VENDAVAL?
– Revise a resistência de sua casa, principalmente a cobertura;
-Mantenha as árvores em sua casa sadias e bem podadas;
-Não deixe objetos e entulhos soltos no quintal;
– Informe a Prefeitura sobre árvores não sadias identificadas no passeio público.
COMO AGIR QUANDO OCORRER UM VENDAVAL?
– Feche bem janelas e portas, evitando canalização de ventos no interior de sua residência;
– Desligue os aparelhos elétricos e feche o registro;
– Evite transitar nas proximidades de fiação elétrica e estruturas que não transmitam segurança;
– Não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas de segurança e árvores de grande porte;
– Não se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas.
COMO AGIR APÓS O VENDAVAL?
– Ajude na limpeza e recuperação da área onde se encontra, começando pela desobstrução das ruas e outras vias.
– Ajude vizinhos que foram atingidos;
– Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas. Avise a Defesa Civil ou Bombeiros sobre esses perigos;
– Procure não utilizar serviços hospitalares, de comunicações, a não ser que necessite realmente, deixe esses serviços para os casos de emergência.
Fonte: Defesa Civil