Uma festa de casamento que era realizada num restaurante de Cachoeira do Sul foi interrompida na noite deste sábado (20) pela equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde. Durante o período de pandemia da Covid-19, promover qualquer tipo de festa é proibido devido à necessidade de obediência das regras de distanciamento social estabelecidas pelo Ministério da Saúde.
No local, a fiscalização encontrou mesas próximas umas das outras, o que contraria o distanciamento social. Além disso, no local haveria também cama elástica com bolinhas para crianças, prática que favorece o contágio devido à aglomeração entre os pequenos. O estabelecimento foi multado em R$ 1.390,00.
FEIJOADA, CHURRASCO, CARTEADO E FUNK
Também na noite deste sábado, um bar foi notificado pela SMS por anunciar para este domingo (21) uma feijoada com direito a banda de pagode. O proprietário foi advertido que não pode promover o evento, sob pena de multa e interdição.
Outro bar também foi notificado por aglomeração. Os agentes também chamaram a atenção de uma casa onde havia aglomeração e som alto tocando funk.
Aglomerações também foram dispensadas na região da Ulbra e na área do entorno dos engenhos. Um bar, situado na zona norte, foi flagrado também servindo jantar e com jogo de cartas. Um churrasco com a presença de cerca de 20 pessoas também foi dispersado no Bairro De Franceschi.
Quem descumprir normas sanitárias com atitudes que levem à aglomeração de pessoas está sujeito a multa e a ser alvo de inquérito policial e ação penal. As ações da Vigilância Sanitária contra a disseminação do novo coronavírus contaram com o apoio da Brigada Militar.