Sessão adaptada marca retorno dos vereadores

Por
Sessão adaptada marca retorno dos vereadores
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
27 de abril de 2020 - camara2704

Foto: OC/Reprodução

Máscaras. Estranheza. Luvas. Adaptação. A sessão da Câmara de Vereadores, na tarde desta segunda-feira (27), foi marcada pelo retorno dos parlamentares ao plenário, mas a anormalidade do período de pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) ficou evidente nos esforçados vereadores na busca de destravar debates e votações de projetos que tenham impacto na comunidade cachoeirense. A Mesa Diretora editou resolução sobre o funcionamento do Legislativo Municipal com vigência de 30 dias, podendo ser revista ou prorrogada, conforme a escala de disseminação da COVID-19 no Município.

Durante o prazo previsto na nova Resolução, a Câmara tem somente expediente interno, das 12h30 às 17h30, permanecendo suspenso o acesso de público externo às dependências do Palácio Legislativo.

Além de servidores e vereadores, somente podem ter acesso à Câmara representantes de empresas ou órgãos que prestam serviços públicos (Correios, Corsan, RGE), de fornecedores e servidores de outros poderes públicos, mediante autorização da presidência ou Direção-Geral.

Foto: OC/Reprodução

Atividades

Os prazos de processo legislativo e de processos administrativos da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul voltaram a ocorrer, mas permanecem suspensas a realização de sessões solenes, audiências públicas, reuniões dos projetos Fala Comunidade, Fala Interior, Câmara nas Escolas, atividades de visitação promovidas através dos mecanismos de participação popular e demais eventos coletivos que impliquem a aglomeração de pessoas.

Confira a reunião:

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias voltam a ocorrer quinzenalmente e de forma simplificada, sem as partes destinadas ao Pequeno Expediente, à Tribuna Popular e ao Grande Expediente.

Durante a sessão, os vereadores devem obrigatoriamente se manifestar de suas mesas, vedado o uso da tribuna.

Havendo necessidade de votação de projeto de lei que tenha por objeto a saúde, em especial medidas necessárias ao enfrentamento da disseminação do coronavírus, ou outra matéria de excepcional interesse público, a Câmara poderá se reunir em prazo inferior ao previsto, mediante convocação pelo presidente, em grupo virtual de trabalho, criado com este fim específico.

As sessões plenárias ordinárias simplificadas ocorrerão sem o acesso de público externo, evitando aglomeração de pessoas, com a presença apenas de vereadores, servidores e estagiários essenciais à realização da sessão (som, imagem, transmissão, comunicação, assessoria de comissões e suporte jurídico), sendo de uso obrigatório, por todos, equipamento de proteção individual, máscara ou protetor facial em acrílico ou material semelhante.

Durante as sessões plenárias ordinárias deverá ser obedecido o distanciamento interpessoal entre os presentes na reunião.