Auxílio de R$ 600 ainda em análise? Governo diz quais providências tomar

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Auxílio de R$ 600 ainda em análise? Governo diz quais providências tomar
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22 de abril de 2020 - onyx lorenzoni EBC

Ministro Onyx Lorenzoni explica que alguns trabalhadores informais terão de refazer o cadastramento para tentar receber o auxílio emergencial de R$ 600,00 / Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Cidadãos que se cadastraram para receber o auxílio emergencial de R$ 600,00 do governo federal entre os dias 7 e 10 de abril e que ainda estão com o pedido “em análise” devem aguardar até esta quarta-feira (22), ao meio-dia, para atualização do status. Se não houver modificações e o status continuar “em análise”, o candidato a receber os R$ 600 (ou os R$ 1.200, para mulheres chefes de família) deve atualizar o aplicativo na loja da Android ou da Apple e refazer o cadastro.

A orientação foi dada nesta terça-feira (21) pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, em entrevista à Rádio Gaúcha. Ele explica que na nova versão do app a opção de recadastramento está disponível e os dados serão reanalisados a partir de sábado (25). Dos 23,1 milhões de brasileiros que recorreram ao site e ao aplicativo do governo durante o primeiro período, 9,9 milhões ainda estão pendentes de análise.

CADASTRO INCORRETO

A estimativa do ministro é de que 70% dos 9,9 milhões provavelmente terão de refazer o cadastro porque as informações apresentadas foram insuficientes ou demonstraram algum erro. Já é possível para alguns trabalhadores corrigir o cadastro no aplicativo ou site e contestar a análise feita pelo governo. De acordo com a Caixa, quem está no CadÚnico e foi reprovado pela Dataprev poderá solicitar nova avaliação por meio do cadastramento no aplicativo ou site auxilio.caixa.gov.br. Para os trabalhadores informais, desempregados e mães chefes de família que se inscrevam para o auxílio pelo aplicativo ou site, a contestação será liberada por estes canais ainda nesta semana.

Segundo a Caixa, se o retorno da análise for “dados inconclusivos”, será permitido ao cidadão realizar nova solicitação.

 

SAIBA MAIS:

Os motivos da inconclusão podem ser:

  • Marcação como chefe de família sem indicação de nenhum membro
  • Falta de inserção da informação de sexo
  • Inserção incorreta de dados de membro da família, tais como CPF e data de nascimento
  • Divergência de cadastramento entre membros da mesma família
  • Inclusão de alguma pessoa da família com indicativo de óbito
  • Se o resultado for “benefício não aprovado”, o cidadão poderá contestar o motivo da não aprovação ou realizar nova solicitação.