A secretaria municipal da Saúde recebeu, na manhã desta sexta-feira (27), a confirmação em contraprova do caso do paciente, 58 anos, hospitalizado com Síndrome Respiratória Aguda Grave – SRAG, para COVID-19. O resultado foi entregue pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), de Porto Alegre.
Os demais casos, que aguardavam resultados laboratoriais, foram descartados. A lista inclui o caso de um homem, de 33 anos, e de um profissional de saúde. Atualmente, Cachoeira não tem caso suspeito aguardando resultado do Lacen.
A nova doença causada pelo novo Coronavírus é uma pandemia. O cenário é dinâmico e as recomendações são frequentemente atualizadas.
Cachoeira já descartou dez casos suspeitos e tem uma confirmação.
As medidas preventivas mais eficazes para reduzir a capacidade de contágio do novo coronavírus são: “etiqueta respiratória”; higienização, com água e sabão ou álcool gel a 70%, frequente das mãos; distanciamento social; isolamento domiciliar dos sintomáticos respiratórios, e de todos que residam no mesmo endereço, por 14 dias; e uso dos EPIs (equipamentos de proteção individual) pelos profissionais de saúde.