De acordo com a Caixa Econômica Federal, mais de 2 milhões de trabalhadores aderiram à modalidade de saque-aniversário do FGTS. É diferente da modalidade de conta ativa e inativa, cujos recursos estão disponíveis até o dia 31 deste mês. O saque-aniversário permite ao trabalhador fazer saques anuais, mas de acordo com sua data de aniversário e a partir de abril deste ano.
No entanto, há algumas normas estabelecidas pela Caixa Econômica em relação à modalidade. Por exemplo, o trabalhador que aderir ao saque-aniversário fica impedido de retirar o saldo total da conta. Isso no caso de ser demitido mesmo sem justa causa. Entretanto, o valor referente à multa de 40% foi mantido.
Importante
De acordo com calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal, os saques se iniciam em abril deste ano. Um detalhe: a partir de julho, o benefício será pago sempre segundo ao nascimento do beneficiário.
Como fazer a adesão ao saque-aniversário?
A adesão ao saque-aniversário não é feito automaticamente. O trabalhador precisa comunicar à Caixa que quer receber os valores anualmente. Essa adesão pode ser feita nas agências da própria Caixa, no App FGTS ou no site www.caixa.gov.br.
Sobre valor a retirar
O valor do saque-aniversário é um percentual do saldo da conta do FGTS do trabalhador. No caso de contas até R$ 500, serão liberados 50% do saldo. No entanto, esse percentual é reduzido quanto maior for o valor em conta.
CALENDÁRIO
- Nascidos em janeiro e fevereiro:saque de abril a junho de 2020;
- Nascidos em março e abril:saque de maio a julho de 2020;
- Nascidos em maio e junho:saque de junho a agosto de 2020;
- Nascidos em julho:saque de julho a setembro de 2020;
- Nascidos em agosto:saque de agosto a outubro de 2020;
- Nascidos em setembro:saque de setembro a novembro de 2020;
- Nascidos em outubro:saque de outubro a dezembro de 2020;
- Nascidos em novembro:saque de novembro de 2020 a janeiro de 2021;
- Nascidos em dezembro:saque de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021.
- Fonte: Caixa Federal