As aulas no campus da UFSM-CS, de Cachoeira do Sul, que iniciaram nesta segunda-feira (9) movimentam toda uma estrutura, que ainda está em fase de conclusão. Ao todo, são mil alunos que vão frequentar os cinco cursos de engenharia oferecidos pela instituição, conforme o diretor, professor Rogério Brites. Ele disse que são 500 alunos por turno.
A área do campus, localizada no Passo D’Areia, possui 11 prédios, mas ainda falta a conclusão do prédio que vai abrigar a Casa do Estudante e dois para laboratório. A meta é investir em infraestrutura, por isto a expectativa da liberação de uma verba de R$ 5 milhões solicitada para o governo federal.
Já funcionam no campus o RU, biblioteca e laboratórios. Dois laboratórios, no entanto, ainda estão localizados no centro da cidade (de Mecânica e de Engenharia Agrícola). A administração em breve deverá ampliar seu espaço. Atualmente no campus são 78 docentes, 14 docentes substitutos, 38 técnicos administrativos e 20 terceirizados.
ATENÇÃO
O acesso ao campus UFSM-CS pela rodovia VRS-808 (estadual) necessita de mais atenção. A iluminação precisa ser reforçada, bem como o local de entrada para a área da instituição. Não é de agora que a comunidade próxima reclama da Prefeitura e do Daer. Nem mesmo a vegetação às margens da estrada é cortada. O matagal está por todos os lados.
IMPORTANTE
O Campus da UFSM em Cachoeira do Sul (UFSM-CS) iniciou suas atividades em 11 de agosto de 2014. Atualmente conta com cinco cursos de graduação: Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Agrícola; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica; e Engenharia de Transportes e Logística. O ingresso de novos alunos é semestral e realizado através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no qual é utilizada a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).