Semana de volta às aulas nas redes particular e estadual de Cachoeira do Sul

Por
Semana de volta às aulas nas redes particular e estadual de Cachoeira do Sul
DESTAQUES
16 de fevereiro de 2020 - volta

 

 

Expectativa com a volta às aulas nesta semana. Foto: Divulgação

 

A semana em Cachoeira do Sul inicia com a volta às aulas nas redes particular e estadual. Nesta segunda (17), pelo menos 2 mil estudantes retornam às atividades nas escolas particulares e cerca de 5.200 na terça-feira (18) nas estaduais.

O ano letivo letivo nas escolas do estado começa com um debate em torno da avaliação. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) estabeleceu notas de zero a 10 em lugar dos tradicionais conceitos. O Conselho Estadual de Educação já se posicionou contrário alegando que não foi consultado e que a comunidade escolar também precisa ser ouvida.

O que chama a atenção é que mesmo com a decisão, a Seduc diz que cada escola poderá continuar utilizando a atual avaliação, mas na hora de informar as notas deverá utilizar o critério de zero a dez. No entendimento da Seduc, não há um padrão de avaliação dos estabelecimentos de ensino.

Rede Particular

Barão do Rio Branco

Totem

Ulbra São Pedro

Marista Roque

Adventista.

CALENDÁRIO ESCOLAR 2020 NA REDE ESTADUAL

  • Início: 18 de fevereiro
  • Fim: 16 de dezembro
  • Recesso: entre 20 de julho e 2 de agosto

As escolas cujo ano letivo de 2019, por conta da greve dos professores, avançou para 2020, poderão elaborar calendários escolares diferenciados. Eles devem ser aprovados pelo Conselho Escolar e submetidos à análise e à homologação da respectiva Coordenadoria Regional de Educação e da Secretaria Estadual da Educação.

Os municípios que fazem parte da área de abrangência da 24ª CRE são os seguintes:

Agudo
Arroio do Tigre
Cachoeira do Sul
Cerro Branco
Dona Francisca
Estrela Velha
Ibarama
Novo Cabrais
Paraíso do Sul
Restinga Seca
Segredo

NA REDE MUNICIPAL

Cerca de 6.500 estudantes da rede municipal de Cachoeira do Sul retornam às aulas no próximo dia 27 de fevereiro. A Secretaria Municipal de Educação (SMEd)  é responsável por 42 escolas, sendo 9 EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) localizadas na sede, 15 EMEF no campo, 15 EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e 3 EEI (Escola de Educação Infantil). No final do ano de 2019, a Escola Honorato de Souza Santos foi municipalizada e atenderá estudantes da educação infantil de 4 anos ao 5º ano do ensino fundamental.

O quadro de profissionais da educação atuando nas escolas municipais conta com 970 professores, sendo 194 contratos temporários e 322 funcionários e monitores, onde 70 são contratos temporários.

Para o ano letivo que se inicia, os educadores serão recepcionados com a 2ª Semana Pedagógica da SMEd, que será realizada de 17 a 21 de fevereiro. O ano de 2020 será marcado pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), assim, a SMEd, com a colaboração dos professores e gestores das escolas, construiu um novo currículo. A Semana Pedagógica 2020, trará a discussão de importantes temáticas relacionadas ao novo currículo – Referencial Curricular Municipal.