Queimadas que ocorrem diariamente na BR-153, entre o trevo do Comercial e a ponte sobre a linha férrea, têm chamado a atenção dos motoristas que cortam o trecho da rodovia em Cachoeira do Sul. A situação vem se repetindo nas últimas noites. O Corpo de Bombeiros chegou a deslocar caminhões de combate a incêndio para controlar as chamas, na noite de quinta-feira (6), quando o fogo se alastrou pelas árvores.
O fogo geralmente se origina nas ervas daninhas, mas por vezes acaba tomando conta de toda a vegetação devido à estiagem e ao vento que sopra forte no anoitecer. Embora não haja registro policial em torno desses incêndios e seja difícil para o Corpo de Bombeiros apontar uma causa específica para o fogo, relatos de quem transita várias vezes por dia pelo trecho dão conta de que o fogo é provocado pela ação humana.
Há quem diga, inclusive, que essas queimadas tenham como propósito o cometimento de assaltos no trecho. Portanto, a recomendação aos motoristas que forem passar pelo local durante a noite é de que redobrem a atenção e evitem diminuir a velocidade para não serem pegos de surpresa por criminosos.
QUEIMADA É CRIME
A queimada sem licença do órgão ambiental é tida como incêndio criminoso e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98) com pena de um a quatro anos de reclusão. No município, os órgãos responsáveis pela fiscalização e autuação em caso de flagrante são o Policiamento Ambiental da Brigada Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.