Um problema elétrico na primeira bomba de recalque da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) resultou em problemas no absatecimento em Cachoeira do Sul nesta quinta-feira (26). Técnicos da estatal já atuam para resolver a situação.
De acordo com a Corsan, a previsão para a retomada do abastecimento de água é para a madrugada desta sexta-feira (27). Após o término do serviço, poderão ocorrer oscilações na pressão da água, e a normalização do abastecimento deve ocorrer gradualmente.
Segundo previsão do Instituto Climatempo, a temperatura máxima chegará aos 35ºC nesta quinta-feira (26) em Cachoeira do Sul.
A falta do serviço ocorre no mesmo dia da assinatura de um protocolo de intenções entre a Corsan e a Prefeitura de Cachoeira do Sul. Às 14 horas, o Governo do Estado firmará o documento com 18 municípios interessados em avançar em parcerias público-privadas (PPPs) do saneamento básico. O ato ocorrerá nesta no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini. O governador Eduardo Leite participará da assinatura.
Serão elaborados estudos e documentos necessários para a contratação no modelo de concessão administrativa, com o objetivo de universalizar os serviços de esgotamento sanitário nos municípios e regularizar situações específicas do sistema de abastecimento de água.
Além de Cachoeira do Sul, integram o programa: Bento Gonçalves, Canela, Carazinho, Carlos Barbosa, Estrela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Gramado, Lajeado, Nova Petrópolis, Passo Fundo, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Francisco de Paula, Vacaria e Venâncio Aires.