Cachoeira do Sul aponta as prioridades para a Extensão da UFSM

Por
Cachoeira do Sul aponta as prioridades para a Extensão da UFSM
CACHOEIRA DO SUL
18 de dezembro de 2019 - Fórum_CS_1_2019

Foto: Divulgação

Com a participação de mais de 1.690 votantes na plataforma de coleta de dados on-line, a Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) divulgou as prioridades para as ações de extensão desenvolvidas pela UFSM nos quatro campi da Instituição. Na região de Cachoeira do Sul, a
prioridade apontada pela comunidade foi para programas e projetos voltados à Educação, com 25,63% dos votos. Além dessa prioridade, as áreas de Tecnologia e Produção (22,19%) e de Comunicação (10,94%),
no segundo e terceiro lugar, respectivamente, também foram apontadas pela comunidade regional como eixos importantes para as ações desenvolvidas na sociedade.

As demandas apresentadas pelos votantes e os resultados do Fórum Regional realizado no mês de novembro, juntamente, serão utilizados para o direcionamento dos recursos financeiros do Fundo de Incentivo à Extensão (FIEX). Na edição presencial do Fórum, em novembro, a região havia apontado a necessidade de mais ações voltadas à formação de gestores estaduais da educação e à distribuição do material da Agenda 2030 para as escolas atendidas pela 24ª Coordenadoria de Educação.

Após a publicação dos dados, os projetos e programas extensionistas que estão alinhados a essas  demandas são considerados prioritários para receber o financiamento da Instituição. A expectativa é que o resultado dos projetos contemplados com os recursos seja divulgado em março de 2020, após o processo seletivo interno realizado pelos centros de ensino da UFSM.

Agenda 2030

Com o início da nova década e a 10 anos do prazo da Agenda 2030 — que propõe 17 objetivos para que os países promovam um desenvolvimento científico, econômico e social sustentável —, a Pró-Reitoria de Extensão projeta novidades para o Fórum Regional Permanente de Extensão. A nova plataforma de coleta de dados, que já vem sendo trabalhada pela PRE, permitirá que o usuário eleja em qual dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a UFSM deve concentrar os seus recursos. Assim, a PRE pretende se alinhar, cada vez mais, à organização mundial que busca a construção de um mundo mais sustentável e humano.