O horário comercial ainda estava longe de começar nesta sexta-feira (29), mas a expectativa já era grande. A data com promessas de ofertas nas lojas pelo país atraiu consumidores ávidos na esperança de comprar o que tanto queriam por um preço mais em conta. Não foi diferente em Cachoeira do Sul. Uma gigante fila aguardava a abertura dos portões logo cedo para a campanha Black Friday. A calçada na Rua Júlio de Castilhos foi tomada por cachoeirenses atraídos pela oportunidade. Cadeiras de praia e o chimarrão foram companheiros na espera. A cena chamou atenção de pedestres e motoristas.
A quantidade de pessoas interessadas nas promoções em Cachoeira do Sul é reflexo de uma pesquisa divulgada por órgãos comerciais sobre a Black Friday. Segundo o levantamento, de cada dez brasileiros, oito pretendem ir às compras nesta edição. De acordo com o Instituto Locomotiva, que entrevistou 1.770 pessoas entre os dias 1º e 9 de novembro, a expectativa é que 130 milhões de adultos adquiram algum produto, em todo o país.
O estudo destaca, ainda, dados específicos sobre grupos populacionais. No caso das classes D e E, 86% pretendem aproveitar a ação promocional para comprar. Entre pessoas da classe C, a intenção de compra é semelhante (77%). A margem de erro da pesquisa é de 2,4 pontos percentuais.
O gasto médio dos consumidores deve ser de R$ 1.330. Estimativas mostram ainda que 99% dos brasileiros já conhecem a data.
Black Friday
A campanha promocional é inspirada nos Estados Unidos. No fim da década de 1950, os comerciantes americanos viviam um dilema: como vender do dia para a noite as mercadorias destinadas ao tradicional feriado americano de Ação de Graças, que haviam empacado nas prateleiras, e liberar espaço para os itens natalinos? Na cidade da Filadélfia, nos EUA, surgiu a Black Friday: o dia seguinte ao feriado do Dia de Ação de Graças (que sempre cai na última quinta-feira de novembro), marcado por grandes descontos para acabar com os estoques da loja.