O governador do Estado, Eduardo Leite, voltou atrás quanto ao calendário de pagamento do IPVA 2020. A decisão foi tomada durante reunião com deputados da base aliada realizada no início da manhã desta terça-feira (5). Desta forma, o contribuinte poderá optar por quitar o imposto de forma parcelada, mantendo o mesmo formato aplicado pela Secretaria da Fazenda em 2019.
Ao anunciar o fim do parcelamento do IPVA e estabelecer a quitação do imposto em janeiro de 2020, o governador causou alvoroço na base aliada e também reação da população, que pelas redes sociais protestou a decisão de Eduardo Leite.
O líder do governo na Assembleia, deputado Frederico Antunes (PP) disse que houve manifestação da base parlamentar e o governo reconhece e vai fazer a revisão.
Pesou para a decisão, a pressão de diferentes setores, incluindo o descontentamento de partidos aliados ao governo que não foram consultados sobre a definição sobre o pagamento em cota única, que havia sido anunciada pelo secretário da Fazenda, Marco Aurélio Cardoso.
ATENÇÃO
Dessa forma, diferentemente do que havia sido divulgado na segunda-feira (4/11) pelo governo, os contribuintes poderão quitar o IPVA até abril – e não mais em janeiro –, com possibilidade de desconto de 3% pela antecipação do pagamento em dezembro, além de 3%, 2% e 1%, respectivamente, para quem pagar em janeiro, fevereiro e março.
Calendário de 2019: o mesmo que irá valer em 2020
- 1º de abril – final 1
- 3 de abril – final 2
- 5 de abril – final 3
- 8 de abril – final 4
- 10 de abril – final 5
- 12 de abril – final 6
- 15 de abril – final 7
- 17 de abril – final 8
- 22 de abril – final 9
- 24 de abril – final 0