Chega a 42 famílias atingidas pela inundação do Rio Jacuí em Cachoeira do Sul, conforme a Defesa Civil Municipal, que continua monitorando as áreas alagadas e também se volta para localidades do interior próximas a arroios. O Jacuí não dá tréguas e continua aumentando seu nível.
Na manhã deste domingo (3) está em 23,75 metros, ou seja, 5,75 m acima do nível normal, subindo 2,1 cm/h. O coordenador da Defesa Civil, Edson Júnior, disse que novas vistorias são realizadas a todo o momento nas áreas alagadas do Bairro Cristo Rei, região em que a cheia invade as moradias.
Ao todo, são 42 famílias que tiveram que sair de suas moradias devido à cheia do Jacuí. São 75 adultos e 53 crianças. Segundo a Defesa Civil, 18 são desabrigadas (23 adultos e 27 crianças) e estão no pavilhão da Fenarroz. Já 24 estão desalojadas em casas de parentes e amigos (48 adultos e 25 crianças).
No trabalho de remoção das famílias, atuam as equipes da Defesa Civil, Prefeitura de Cachoeira do Sul, 3º Batalhão de Engenharia de Combate, Corpo de Bombeiros, Associação de Canoagem e Grupo de Escoteiros Ibiraiaras.
AS GRANDES ENCHENTES
Os relatos de grandes enchentes em Cachoeira do Sul, conforme o Blog da professora cachoeirense Miriam Ritzel, datam de 1896,1899,1905,1941 e 1984. A que ocorreu em 1896 talvez tenha sido a primeira registrada por fotos. Nesta ocasião, a Charqueada do Paredão, localizada em uma área alta às margens do rio Jacuí, ficou embaixo d’água.