Moradores e comerciantes da Rua Fontoura Xavier, quadra entre as ruas Bento Gonçalves e Loretos, na zona norte de Cachoeira do Sul, estão em pé de guerra com a Prefeitura. A rua é pavimentada, mas há muito tempo está cheia de buracos e quando chove a água fica empoçada por todo o lado.
A Fontoura Xavier é saída dos ônibus da Estação Rodoviária e de trânsito intenso devido ao comércio existe na região. “Trata-se de um descaso, porque a Prefeitura sabe da situação que enfrentamos e não faz nada”, desabafa o comerciante, Rubens Bragamonte. Ele disse que tem sua loja há 30 anos na Fontoura Xavier e nunca viu uma solução para a buraqueira e alagamentos da rua.
No seu entendimento, enquanto a Prefeitura não providenciar escoamento para água, a rua continuará um caos e vai se juntar à Rua dos Loretos, que também acessa a Rodoviária. “O abandono é total”, lamenta Bragamonte.
ATENÇÃO
A situação precária de ruas pavimentadas cheias de buracos está por toda a cidade. A Rua Orlando da Cunha Carlos, no Alto do Amorim, é outro exemplo. O calçamento irregular é motivo de reclamação de moradores e condutores.
A Avenida Presidente Vargas entre as ruas João Carlos Gaspari e João Leitão, em direção ao Bairro Barcelos, também possui pavimentação cheia de crateras. Em dias de chuva, a água empoça no cruzamento com a Rua Roberto Silva causando transtornos para os pedestres.
IMPORTANTE
Com exceção da Rua Fontoura Xavier, as outras ruas estão esburacadas por constantes intervenções da Corsan no conserto de rompimento da canalização de água potável. No caso da Avenida Presidente Vargas, recentemente um carro caiu em um buraco devido a um vazamento de água que levou por diante os paralelepípedos.
PREFEITURA
A Prefeitura informa que tem cobrado a Corsan sobre a situação de ruas onde acontecem consertos de canalização. Quanto à situação da Rua Fontoura Xavier a promessa é de que será realizada uma avaliação do local.