Cachoeira do Sul, conforme a Secretaria de Saúde, está sem a vacina pentavalente, que abrange a imunização contra a coqueluche, difteria, tétano, meningite, hepatite B, meningite e outras infecções pelo causadas pelo Haemophilus influenzae tipo B. Ela é aplicada em forma injetável em crianças de 2, 4 e 6 meses.
A explicação é que o desabastecimento acontece em todo o Brasil devido a não distribuição de um lote de 3.750.000, que foram adquiridas pelo Ministério da Saúde. As doses, vindas do laboratório Biological, apresentaram desvio de qualidade e não puderam ser distribuídas devido a publicação de uma resolução da Anvisa interditando todo o quantitativo do referido laboratório. Assim, teria acontecido um lapso temporal no reabastecimento da rede com a vacina pentavalente.
ATENÇÃO
Segundo a enfermeira Andréa Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Cachoeira do Sul, o remanejo de doses entre os municípios da regional permitiu que o município ficasse sem as doses somente na última semana. Ela ressaltou que, por orientação do próprio Ministério da Saúde, as equipes de saúde estão fazendo uma lista de espera e, assim que chegarem as doses, as famílias serão comunicadas para que levem seus filhos para se imunizarem. A expectativa é que o reabastecimento de normalize até dezembro.