O prefeito Sergio Ghignatti, o vice-prefeito Cleber Cardoso, secretários, servidores municipais e vereadores assistiram à explanação da engenheira Cláudia de Cesare, de Porto Alegre, sobre a Planta Genérica de Valores na tarde desta quarta-feira (25). Cláudia é PhD pela Universidade de Salford, Inglaterra, com tese sobre análise de equidade no imposto sobre a propriedade imobiliária. Para a reunião, ela trouxe o exemplo de Porto Alegre, que aprovou neste ano o projeto de lei que atualiza a base de cálculo do IPTU. À noite, a engenheira ainda participou de audiência pública sobre o tema na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha. O objetivo foi esclarecer o assunto e promover troca de ideias em razão da tramitação do projeto de lei na Câmara de Vereadores. A especialista debateu a importância da atualização da planta, o retorno ao Município e aos contribuintes e a necessidade de rever a estrutura e o desenvolvimento da cidade com o passar dos anos.
Quem é Cláudia de Cesare:
– Engenheira, Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com dissertação em avaliação de imóveis, e PhD pela Universidade de Salford, Inglaterra, com tese sobre análise de equidade no imposto sobre a propriedade imobiliária
– Exatora da Receita Municipal de Porto Alegre por 25 anos, onde coordenou o Programa de Educação Fiscal (2015-6) e projetos de reavaliação de imóveis para fins de IPTU, recadastramento imobiliário a baixo custo, e instituição de instrumentos de política urbana (2000-7)
– Pertence ao corpo de professores e pesquisadores associados do ‘Lincoln Institute of Land Policy’, onde idealizou e coordenou (2003-17) a pesquisa Tributação Imobiliária na América Latina: Uma Análise Comparativa. Membro do Conselho Consultivo do IPTI e do Instituto Justiça Fiscal (IJF)
– Autora, editora e organizadora de publicações técnicas e instrumentos pedagógicos