#amOCachoeira: Fenarroz

Por
#amOCachoeira: Fenarroz
DESTAQUES
5 de setembro de 2019 - 1rainhafenarrozamoc

Foto: OC/Arquivo

A campanha #amOCachoeira entra em setembro destacando o maior evento do Município: a Fenarroz.

O objetivo da iniciativa do Portal OCorreio é valorizar a autoestima do que Cachoeira do Sul tem de melhor: sua gente.


Inaugurado em 1968, durante a realização da II Feira Nacional do Arroz, o Parque da Fenarroz possui pavilhão para exposições, o Ginásio de Esportes D. Pedro I (inaugurado em 1972), o CTG José Bonifácio Gomes (inaugurado em 1957), pistas para rodeios e remates de gado e para caminhadas. A sede do Sindicato Rural de Cachoeira do Sul, antiga Escola de Agricultura e Criação do Município.

O espaço abriga as edições da Fenarroz, feira de negócios voltados ao setor orizícola.

O maior evento de Cachoeira do Sul foi criado, inicialmente, para assinalar com festa a crescente produtividade das lavouras de arroz e as indústrias do setor instaladas no Município. Era a oportunidade de comemorar a abertura da colheita do cereal e o sucesso da produção.

Resultado de imagem para fenarroz 1941

Foto: Arquivo

Nas primeiras edições, a feira tinha características mais de festa do que de feira de negócios. Com o passar dos anos, a evolução global da economia forçou uma adequação do perfil da Fenarroz, que se adaptou aos novos momentos, se transformando naturalmente em Feira Nacional do Arroz. Foi a época do arroz ser valorizado no mundo dos negócios, transformando nosso evento na grandeza que detém atualmente.

Por consequência deste processo de industrialização do plantio, da colheita e do beneficiamento do arroz, as grandes indústrias do setor fizeram o caminho inverso ao que até então era visível: os fabricantes de novas tecnologias passaram a perseguir a feira de Cachoeira do Sul.

Foto: Arquivo

I Festa do Arroz – 1941

Ocorreu na cidade uma festa para comemorar a grande colheita de arroz daquele ano e o pioneirismo de Cachoeira do Sul. As ruas da cidade estavam decoradas com o produto, vários turistas foram a cidade prestigiar o evento, tornando a Festa do Arroz um sucesso. Porém, no final do ano de 1941, ocorreu uma grande enchente no Rio Jacuí e seus afluentes. Até as partes mais altas da cidade haviam sido invadidas pelas águas. Existem relatos que teria sido castigo pela demasiada comemoração da colheita. O presidente da primeira edição da Fenarroz foi Floriano Neves da Fontoura.

Resultado de imagem para fenarroz 1941

Foto: Arquivo