Representantes de ONGs de Cachoeira do Sul se reuniram nesta terça-feira (3) com o prefeito Sergio Ghignatti. Participaram dirigentes da ONG SOS Animal, Matilha e Associação pelo Amigo. Na pauta, atendimento de urgência e emergência para animais em situação de rua, acidentes e machucados. Na prática, as ONGs querem maior suporte da Prefeitura.
O prefeito levantou formas do município atender às solicitações, dentro das condições financeiras da Prefeitura. Conforme o procurador Jurídico do município, Leonel Slomp Gonçalves, é necessário que se analise a maneira legal de realizar convênios para atendimento a estes animais.
ATENÇÃO
O secretário de Meio Ambiente, Ronaldo Trojahn, disse que a equipe da Secretaria realiza a retirada da rua de animais que necessitam de cuidados especiais, os quais são levados para o Centro de Proteção Animal (Cempra), localizado no distrito de Três Vendas. Trojahn ponderou que, apesar das melhorias realizadas, o Cempra ainda não tem condições de atender um grande número de animais. Para o secretário, as melhorias são para dar melhor tratamento aos animais que já estão lá e aos que porventura precisem ser colocados no Cempra.
IMPORTANTE
Segundo as representantes das ONGs, são atendidos de 10 a 20 casos por mês de animais envolvidos em acidentes, machucados ou em outras condições que precisam do serviço de plantão de clínica veterinária. Na semana que vem, o grupo se reunirá com o vice-prefeito Cleber Cardoso para amadurecer o debate a respeito de soluções para a demanda.