A Cooperativa Escolar Marista Roque (Coopemar) esteve representada nesta quarta-feira (21), na cidade de Teutônia, pelo professor coordenador do projeto, Lucas Maciel. Na oportunidade, ele participou, juntamente com representantes do Sicredi, da 2° Conferência Estadual de Professores Orientadores de Cooperativas Escolares. Mais de 250 educadores de 70 municípios estiveram presentes no evento.
Segundo Maciel, dentre os assuntos abordados, teve destaque a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a importância do cooperativismo para essa regulamentação. “Além disso, tivemos momentos de alinhamento, planejamento e troca de experiências”, conta.
O que é uma Cooperativa Escolar?
É uma associação de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, as cooperativas buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do grupo em atividades práticas.
Um dos principais objetivos é oportunizar aos jovens uma formação que contribua com o desenvolvimento de futuros líderes, empreendedores e cidadãos com senso de responsabilidade e participação, através da vivência de um modelo cooperativo sustentável.
Sobre a Coopemar
Fundada em agosto de 2016, a Cooperativa Escolar Marista Roque é formada por aproximadamente 20 estudantes associados dos Anos Finais e do Ensino Médio. O objetivo do projeto, implantado em parceria com o Sicredi, é formar gestores com ênfase em princípios do cooperativismo, como a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, a promoção da justiça social, a igualdade, a autonomia, a cooperação e realização de objetivos em comuns.