Diocese de Cachoeira acompanha ordenação do novo bispo neste domingo

Por
Diocese de Cachoeira acompanha ordenação do novo bispo neste domingo
DESTAQUES
10 de agosto de 2019 - novo bispo

As atenções da família católica da área de abrangência da Diocese de Cachoeira do Sul estarão voltadas neste domingo (11) para a cidade de Novo Hamburgo. Trata-se de um ato ecumênico especial, porque, às 15h, na Catedral São Luiz Gonzaga, será ordenado bispo da Diocese cachoeirense o monsenhor Edson Batista de Mello. Haverá a participação de caravanas de fiéis das paróquias da região. A Rádio Fandango 102.5 FM irá transmitir a ordenação do novo bispo.

Após a sua nomeação, Dom Edson Batista de Mello vai se preparar para a solenidade de posse da Diocese de Cachoeira do Sul, que será realizada no próximo dia 25, a partir das 10h, na Catedral Nossa Senhora da Conceição. O administrador diocesano, monsenhor Elcy Arboitte, já convida a comunidade para a cerimônia, que será seguida de almoço (festival de carreteiros) no salão paroquial São José, na Avenida Brasil, 795. O valor do ingresso custa R$ 15,00.

 

O NOVO BISPO

O monsenhor Edson vai assumir a Diocese de Cachoeira do Sul após um período de vacância, devido ao falecimento do bispo Dom Remídio Bohn, em janeiro de 2017. Dom Edson nasceu no dia 15 de dezembro de 1964, na cidade de São Leopoldo. É filho de Jorge Emílio de Mello, já falecido, e Renata Garcez de Mello. Seus estudos iniciais foram na Escola Municipal Borges de Medeiros e na Escola Técnica Polisinos. O Ensino Médio foi cursado na Escola Técnica Frederico Schimidt, em São Leopoldo.

No ano de 1983, iniciou o curso de Engenharia Civil, na Unisinos. Neste tempo, entrou no Exército Brasileiro, onde permaneceu como Oficial Temporário até janeiro de 1990. No ano seguinte iniciou a formação presbiteral, cursando Filosofia na Unisinos (1991 a 1993) e Teologia no Centro de Estudos Teológicos João Vianney (CETJOV), no Seminário de Viamão. Foi ordenado diácono no dia 30 de maio de 1997, na paróquia Santa Teresinha de Campo Bom. Ele recebeu a ordenação sacerdotal no dia 5 de dezembro de 1997, na paróquia Santa Catarina, em São Leopoldo.

SUA EXPECTATIVA

“Minha expectativa em relação a Diocese de Cachoeira do Sul é a melhor possível. Tive a oportunidade de visitar Cachoeira do Sul no dia 29 de maio quando fui recebido na Cúria Diocesana por 20 padres da diocese. Fui muito bem recebido e acolhido por todos. Estão a praticamente 2 anos sem bispo, depois da doença e falecimento de Dom Remídio. Senti um clima muito fraterno entre os sacerdotes, o que é essencial para que uma diocese caminhe bem. Espero poder contribuir para o incremento da fé e o trabalho missionário daquela porção do povo de Deus”.

Paróquias e Funções

  • 1998 – Vigário Paroquial da Paróquia São Pedro – Gramado;
  • 1998 – 2000 – Pároco da Paróquia Santa Catarina – São Leopoldo;
  • 2001 – 2002 – Reitor do Seminário Diocesano Betânia – Novo Hamburgo;
  • 2002 – Coordenador Diocesano de Pastoral;
  • 2003 – 2005 – Formador do Seminário de Viamão e Betânia;
  • 2006 – 2010 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes – Canela;
  • 2010 – 2016 – Reitor do Seminário São Luiz Gonzaga – Viamão;
  • 2017 – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – São Leopoldo e Coordenador Diocesano de Pastoral.

A MISSÃO

“Recebi a notícia de ser bispo, com apreensão, por não me sentir digno desta missão, não me achar capaz intelectualmente e porque não fazia parte dos meus projetos pessoais como sacerdote. Nós somos ordenados e incardinados numa diocese para passar a nossa vida servindo a nossa diocese. Eventualmente exercer um trabalho missionário fora da diocese seria interessante, mas sempre com a perspectiva de retornar logo. Ficar próximo da família e poder também os assistir se necessário. De modo que este chamado me deixou bastante apreensivo, com muitas motivações para não aceitar. Mas prometi fidelidade e obediência, por isso aceitei”.

 

Significado da Diocese de Novo Hamburgo

“A Diocese de NH significou tudo para mim. Aqui cresci e me tornei padre servindo por 21 anos e meio. Sou muito agradecido por tudo que aprendi e pude ensinar através do meu pastoreio. Agradeço demais ao povo de todas as comunidades que passei, pela acolhida, carinho demonstrado e pelos joelhos dobrados em favor dos sacerdotes. Agradeço aos irmãos no ministério que tanto me ajudaram a ser um padre melhor. Também agradeço pela paternidade de Dom Boaventura, Dom Osvino e Dom Zeno, pela confiança e pelos ensinamentos. Quero dizer aos irmãos no presbitério que vou carrega-los todos no coração e que continuem firmes nesta maravilhosa missão que receberam do Senhor. Peço que rezem por mim e pela Diocese de Cachoeira do Sul. Que possamos nos manter sempre unidos”.

Episcopado Gaúcho

“Fazer parte do episcopado gaúcho é sem dúvida o maior desafio da minha vida até aqui. Diferente de coordenar uma paróquia, é estar à frente de uma Diocese. A cruz sem dúvida nenhuma será bem pesada, mas contarei com o auxílio dos irmãos bispos, dos padres de Cachoeira do Sul e das orações de todos.  Sei que recebi um chamado de Deus e com certeza Ele vai me conduzir e capacitar através do Seu Espírito. Deus abençoe a todos”.

Fonte: Diocese de Novo Hamburgo