Quais mensagens presidente da AL/RS deixou em Cachoeira do Sul?

Por
Quais mensagens presidente da AL/RS deixou em Cachoeira do Sul?
DESTAQUES
21 de julho de 2019 - lara2107

O discurso do presidente da Assembleia Legislativa, Luís Augusto Lara (PTB), para empresários e lideranças de Cachoeira do Sul em reunião-almoço promovida pela Câmara de Comércio, Indústria e Serviços (Cacisc), ainda reverberam nos segmentos participantes do evento. As declarações foram feitas na sexta-feira (19) e a partir desta semana, as considerações são levadas aos encontros internos das instituições representadas.

Lara afirmou que o ano de 2019 é o momento de maior transformação do Estado nos últimos tempos. “Desde a Constituinte, que ocorreu há 30 anos, não tivemos tantas mudanças passando pela Assembleia Legislativa”, citando a aprovação para a venda de estatais, mudanças em vantagens nas carreiras de Estado e mudanças na previdência, que também chegarão ao parlamento gaúcho. “Só tivemos moral para aprovar estas medidas por que fizemos o dever de casa. Os deputados estaduais terão o salário congelado por oito anos, além de termos reduzido em 63% o gasto com diárias”, declarou Lara, lembrando também o fim do auxílio-mudança.

Lara conversou com vereadores, secretários municipais, representantes do Judiciário e empresários de Cachoeira do Sul / Foto: AL/RS

Para o segundo semestre, a Assembleia Legislativa está liderando um movimento junto com os demais poderes e federações empresariais para destravar projetos de desenvolvimento regional que aguardam licenciamentos ou estão presos na burocracia. Segundo o presidente da AL/RS, o movimento chamado Cresce RS quer acelerar os investimentos no Rio Grande do Sul. “Existem 122 pequenas centrais hidroelétricas que estão apenas aguardando liberar o licenciamento. Estamos perdendo investimentos de mais de R$ 4 bilhões de reais”, explicou, ao defender ação conjunta para combater a crise através de crescimento. Em agosto será apresentada uma carteira de projetos que serão prioritários.

Incentivos fiscais

Dentro do esforço de melhoria das finanças públicas, Luís Augusto Lara está cobrando transparência nos incentivos fiscais. Em 16 anos, a desoneração em ICMS chega a R$ 85 bilhões. “Não queremos caça às bruxas, mas existe uma caixa-preta que ninguém nunca fiscalizou. Agora, está havendo uma maior boa vontade na transparência, por parte da Secretaria da Fazenda”, destacou.

Entre os presentes ao encontro, vereadores, secretários municipais, representantes do Judiciário e empresários de Cachoeira do Sul.