Os dois anos de funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Cachoeira do Sul foram lembrados na manhã desta sexta-feira (19) em uma cerimônia realizada pela Prefeitura. O ato marcou a importância da UPA para o município, que no período, prestou 125 mil atendimentos. A unidade tem a gestão do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB), foi aprovada pelo Ministério da Saúde e é referência para outros municípios.
O prefeito Sergio Ghignatti comemorou a administração do HCB e lembrou os primeiros passos para a implantação da UPA. “Sempre apostei na UPA e se me oferecerem outra unidade na mesma hora vou me manifestar favorável”, afirmou.
O ato realizado reuniu lideranças da comunidade, secretários municipais, provedoria do HCB e equipe responsável pelo funcionamento da UPA. O superintendente do HCB, Luciano Morschel, disse que a parceria deu certo. “São 64 servidores, dois médicos plantonistas”, salientou, acrescentando que a UPA tem um índice de 97% de aprovação pela comunidade
IMPORTANTE
– O horário de maior procura de atendimento na UPA é das 12h às 18h, com média de 74 pacientes nesse período;
– A maioria dos pacientes são adultos, com idade entre 18 e 59 anos (53,98%), idosos com mais de 60 anos (21,66%), crianças de 0 à 11 anos (19,18%) e adolescentes de 12 à 17 anos (5,18%).
UPA em números:
– 122.846 atendimentos médicos, ou seja, a cada 8,13 minutos um paciente é atendido pelo médico
– 2.026 consultas de enfermagem;
– 572 consultas de assistente social, além de encaminhamentos e orientações diárias;
– Totalizando 125.447 atendimentos. Sendo que 3.108 realizados a pacientes de outros municípios;
– 531.387 procedimentos, dos quais destacamos:
– 10.129 exames de imagem (Raio X)
– 10.711 exames laboratoriais
– 4.721 eletrocardiogramas
Infraestrutura:
– A UPA dispõe de aparelho de RX semi-digital, com análise realizada por especialistas;
– Eletrocardiogramas (ECG), com o apoio de um serviço de telemedicina, o qual oferece segurança quanto a interpretação de traçados e orientações 24 horas online;
– Sala de espera e de atendimentos climatizadas;
– Sistema de chamado em tela (com foto e nome completo do paciente);
– Cadeira de rodas, maca e aparelho de pressão para pacientes obesos;
– Aparelho de verificação de temperatura com infra vermelho;
– Venoscópio (aparelho para localizar veias);
– Monitores dixtal (para uma precisa verificação dos sinais vitais).
– Sala de emergência amplamente equipada para urgências e emergências.