Votação sobre cassação de Castelo será na quarta (26)

Por
Votação sobre cassação de Castelo será na quarta (26)
DESTAQUES
24 de junho de 2019 - WhatsApp Image 2019-06-24 at 14.13.55

Um agitado vereador. Assim foi Noeli Castelo (PSB) durante a sessão da Câmara na tarde desta segunda-feira (24). Assim que o presidente da Casa Legislativa, Carlos Alberto (PP), abriu a reunião, Castelo seguiu para seu espaço no Plenário. A cadeira atrás já estava ocupada. O seu dono na atual legislatura é o vereador Luis Paixão (PP), relator da comissão processante e que sugeriu a cassação do mandato do colega por uso indevido de diária em dezembro de 2018. Assim foi o cenário no começo da tarde que tinha um enredo já anunciado e aguardado: a votação que decidiria o futuro político de Castelo.

Castelo pode perder mandato / Foto: OC

O público lotou a Câmara para companhar a sessão. E também ser testemunha de um momento histórico. Especialmente jovens estudantes (Instituto João Neves da Fontoura) que tomarão as rédeas de Cachoeira do Sul em breve e que puderam acompanhar o primeiro vereador a utilizar a Tribuna Popular. E foi justamente o presidente do Poder Legislativo. Alberto anunciou que a votação passaria a ser na quarta-feira (26), contrariando a expectativa inicial de decisão já nesta segunda-feira (24). “É preciso esse tempo. A nossa votação vai estar baseada em fatos apurados. Nada temos contra o vereador. Vamos considerar apenas o que foi levantado”, assegurou Alberto.

Saiba mais

Em dezembro de 2018, Castelo e seu então assessor, Alessandro Ferrony, foram até Porto Alegre, onde iriam participar de uma audiência tendo as atividades de centros de formação de condutores em pauta. No entanto, o ato não ocorreu, de acordo com apurações da comissão.