14.7 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 3 agosto, 2020 - 08:49
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • “Farra dos Desvios”: servidor é desligado após sindicância

“Farra dos Desvios”: servidor é desligado após sindicância

O caso é tratado sob sigilo. Parece “segredo de estado”. Mas repercute internamente na Prefeitura de Cachoeira do Sul. Em especial, na secretaria municipal de Obras. Aliás, os corredores da pasta testemunham relações diretas com o afastamento do então responsável pela secretaria. A sindicância aberta após denúncia veiculada em uma série de reportagens no OCorreio Digital – em março – finalizou seus trabalhos. As apurações resultaram no desligamento do servidor envolvido. Na época, a Prefeitura divulgou que a sindicância teria até 60 dias. Durante o período, o funcionário que teria participado do desvio de material para obras em sua própria residência ficou afastado.

 

Com a finalização das averiguações, a decisão foi desligar o servidor. No entanto, conforme bastidores políticos locais, a medida repercutiu dentro da secretaria ao ponto de reverberar na decisão tomada pelo prefeito Sérgio Ghignatti em tirar o então titular da pasta e vice-prefeito Cleber Cardoso da função. A situação estaria longe de terminar por envolver agentes públicos classificados por “gente graúda” entre as fontes consultadas pela reportagem.

Chama atenção a postura da Prefeitura em evitar a divulgação do resultado da sindicância e atuar com transparência sobre as informações levantadas durante as apurações, além da justificativa sobre a decisão em desligar o servidor.

A expectativa é que a conclusão da sindicância deva mobilizar debates na próxima sessão da Câmara de Vereadores. Outro desdobramento aguardado é a reação do Ministério Público, uma vez que a denúncia também foi repassada para a promotora Maristela Schneider.

MP recebeu material da denúncia / Foto: MP/RS
Caso foi levado ao conhecimento da Polícia Civil / Foto: OC

Saiba mais:

“Farra dos Desvios”: MP de Cachoeira do Sul abre investigação

MP de Cachoeira do Sul quer detalhes sobre “Farra dos Desvios”

Farra dos Desvios: “Tem mais gente envolvida”, dispara vereador

Farra dos Desvios: MP será acionado sobre novas denúncias

Novas denúncias sugerem que desvios são rotineiros na Prefeitura

Caso do Desvio: denúncia chega ao Ministério Público de Cachoeira do Sul


Denunciante

A reportagem do OCorreio Digital conversou com a pessoa responsável pelas gravações que resultaram na denúncia. O desligamento do servidor foi alvo de comemoração. “Foi feita justiça. Serve de exemplo para outros. Os grandes tinham que cair”, argumentou. “Nunca se deve pegar o que não pertence. Para gente, nunca tem nada na Prefeitura por causa deste tipo de coisa que sempre está acontecendo”, completou.

Advertisement