A reportagem do OCorreio Digital sobre uma denúncia levada pelo vereador Luis Paixão na sessão desta segunda-feira (29) foi rebatida em comunicado da secretaria municipal da Educação. Segundo o vereador, uma pesquisa foi feita com alunos para avaliar a aceitação da noz-pecã na merenda escolar.
Segundo informações que chegaram ao conhecimento do progressista, uma escola em Cachoeira teve um episódio envolvendo a implantação de noz-pecã na merenda escolar. A secretaria argumenta que a orientação é que não há necessidade dos alunos levarem lanche durante a semana, pois as escolas oferecem diariamente alimentação balanceada, com cardápios elaborados por profissionais.
De acordo com a pasta, foi feito um “Teste de Aceitabilidade” que é um conjunto de procedimentos metodológicos (normas e regras) de acordo com o Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), destinado a avaliar o Índice de Aceitabilidade (nesse caso a introdução de um novo alimento).
O teste aplicado foi de acordo com o Art.17, § 5º do PNAE, no qual a metodologia usada foi a Escala Hedônica Facial, que apresenta cinco conceitos, nos quais foi aplicado DETESTEI, NÃO GOSTEI, INDIFERENTE, GOSTEI E ADOREI (usado para crianças a partir de 4 anos e estudantes) em acordo com o Manual para Aplicação de Testes de Aceitabilidade do Ministério de Educação/FNDE.
Conforme a secretaria, todos os alunos envolvidos no teste de aceitabilidade estavam cientes pela direção da escola que em dia determinado haveria o teste. Após os estudantes terem merendado foi aplicado o teste da escala hedônica facial e análise dos resultados.
O resultado final ainda não foi divulgado oficialmente pelo Setor de Alimentação Escolar da secretaria Municipal de Educação.
O material está na secretaria de Educação junto com a ata nº 06/19 assinada pela responsável técnica, assessora e diretora da escola onde foi aplicado o teste de aceitabilidade.
A proposta de inclusão da noz-pecã na merenda escolar está cercada de polêmica desde que foi anunciada pelo prefeito Sergio Ghignatti. Um dos sócios de uma das indústrias ligadas ao setor tem envolvimento com a mesma empresa que seria poderia ser beneficiada com a implantação do Estacionamento Rotativo Pago e com a falta de Diário Oficial Eletrônico.