Foi aberta oficialmente na manhã desta sexta-feira (12), em Cachoeira do Sul, a Colheita da Noz-Pecã, com a presença do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho. Ele elogiou o desempenho do município – o maior produtor do RS – por se destacar em uma atividade que chama atenção de todos os segmentos.
As atividades relacionados à colheita tiveram nesta quinta-feira (11) o 2º Simpósio Sul-Americano da Noz-Pecã, na Ulbra/Cachoeira do Sul. Participaram lideranças empresariais, políticas, técnicos e convidados.
O local da abertura da colheita foi na empresa Pecanita Agroindustrial, localizada às margens da BR-153. O evento teve ainda exposição de máquinas, equipamentos, utensílios, insumos e serviços e também aconteceu demonstração a campo.
ATENÇÃO
O Prefeito Sergio Ghignatti anunciou na manhã desta sexta-feira (12) durante a abertura da colheita, que noz-pecã será incluída no cardápio dos estudantes da rede municipal de Cachoeira do Sul.
A sugestão foi dada pela chefe do escritório regional da Emater/Santa Maria, Regina Hernandes ao prefeito durante uma conversa poucos instantes antes da abertura do evento, que aconteceu na sede da Pecanita Agroindustrial, na BR 153. “Pela sua riqueza nutritiva e a importância que a noz-pecã tem para o desenvolvimento das crianças, eu já solicitei a Secretária de Educação, Ana Margarete, que a inclua no cardápio de nossos estudantes”, enfatizou Ghignatti.
No início da tarde, Ghignatti já conversou com a nutricionista da Secretaria de Educação, Inês Longhi, pedindo para ela dar início ao processo de compra das nozes e a elaboração do cardápio para incluí-las. A Emater/Cachoeira será uma das parceiras no processo e empresário Claiton Wallauer, da Pecanita, se comprometeu em conversar com os demais produtores para que a venda para a alimentação escolar seja a preço de custo.