Umas e outras

Por
Umas e outras
COLUNAS
10 de abril de 2019 - juliana da silva

– Apesar da colheita da soja anunciada em abertura no município de Tupanciretã, no mês de março, ser uma das maiores do Estado do Rio Grande do Sul e a projeção da colheita, no País seja de 114,6 milhões de toneladas os portos brasileiros estão cheios de contentores com o produto para ser exportado. A razão da soja estar parada nos portos são as tensões comerciais entre China e Estados Unidos. Isto tudo deve-se a volatilidade das cotações da Bolsa de Mercadorias de Chicago.  Hoje (10) é mais um dia de poucos negócios para o mercado internacional. Com a queda do dólar frente ao real desanima investidores e reduz a competitividade do Brasil no mercado exportador.

– O novo Ministro da Educação Abraham Weintraub indicado, não tem experiência  específica na área da educação. Sua formação é em Ciências Econômicas. A maior parte da sua carreira dedicada ao mercado econômico. Atua como professor na Universidade de São Paulo desde 2014. No tuite do Presidente da República, sua apresentação como Doutor causou frisson nas redes sociais. Entretanto, houve correção sobre a titulação do novo Ministro, em nova postagem de Bolsonaro. Abraham é Mestre em administração na área de finanças, pela Fundação Getúlio Vargas.

– O alagamento na cidade do Rio de Janeiro causado pela chuva atípica repete há séculos. Os relatos históricos, com centenas de anos, dão conta deste fenômeno desde as cartas de José de Anchieta a obras de Machado de Assis. No século 20 há registros e fotos; em 1966 houve morte de 250 pessoas. O fato, apesar do tempo e das repetições, quando acontece, cada vez mais aumenta o número de desabrigados. Na última segunda-feira, 10 pessoas morreram, por causa da enchente. Em parte, o problema pode ser explicado pela geografia da cidade. A outra, pela ocupação desordenada e falta de conservação por parte do poder público e de educação por parte dos moradores, conforme dizem os registros no inquérito de 1811, sobre a chuva que atingiu o Morro do Castelo.

– Dia 06 de maio, segunda-feira, às 19h, na Câmara de Vereadores haverá Audiência Pública. O tema será a reforma na Previdência. O evento é aberto para todos.

– Hoje (10) completa 100 dias do governo Jair Bolsonaro. Dentre as frases por ele ditas, nesses 100 dias, a que mais impactou é a de que não nasceu para ser Presidente.