Covatti comemora conquista de desconto na energia ao produtor

Por
Covatti comemora conquista de desconto na energia ao produtor
ECONOMIA
4 de abril de 2019 - Covatti Filho com Heinze e Tereza Cristina

Covatti Filho com o senador Luiz Carlos Heinze e a ministra Tereza Cristina: novo decreto desonera o produtor em até 43% no custo da energia / Foto: Evandro Oliveira/Governo do RS

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, recebeu nesta quarta-feira (4) a confirmação por parte da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, de que o decreto que mantém os descontos na tarifa de energia elétrica do produtor rural foi assinado pelos ministros Paulo Guedes (Economia) e Bento Costa Lima de Albuquerque Júnior (Minas e Energia).

A medida, que era aguardada com expectativa no agronegócio, anula os efeitos do decreto de dezembro que aumentava a conta do produtor em até 43%. Em breve, a nova resolução deve ser publicada no Diário Oficial da União. “Valeu o nosso esforço e persistência. Trata-se de mais uma vitória do produtor rural”, comemora Covatti.

A medida vai contornar o corte nos subsídios determinado pelo ex-presidente da República, Michel Temer, nos últimos dias do mandato em 2018, e conceder novamente as reduções cumulativas existentes até o ano passado na conta de luz dos agricultores.

“Já está assinado por mim há mais de duas semanas, pelo ministro Bento (Albuquerque, de Minas e Energia). Devido à agenda complicada do ministro Paulo Guedes, eu soube que ele assinou ontem (terça-feira, dia 2). Já está na mesa do presidente da República, assim que ele chegar ao Brasil ele vai assinar e vai para o Diário Oficial conforme a gente havia prometido e combinado. É o decreto que foi acordado entre nós que dá uma média de 43% de desconto. Volta ao que era antes, na verdade não tem inovação. Deixa de se perder cerca de 43% que nós teríamos onerando na conta do produtor rural brasileiro”, declarou a ministra Tereza Cristina.