O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (7), durante uma transmissão ao vivo via rede social, que discute com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o fim das lombadas eletrônicas. Ele afirma que novos equipamentos não serão instalados e defende que as lombadas eletrônicas já existentes não terão suas validades renovadas.
aúncio
“Há uma quantidade enorme de lombadas eletrônicas no Brasil, é quase impossível viajar sem receber uma multa. A gente sabe, ou desconfia, que o objetivo não é reduzir os acidentes”, analisou Bolsonaro. De acordo com ele, as empresas de estadas pedagiadas “descobriram que o monitoramento pode fazer parte do tipo de serviço que aumenta a arrecadação”.
REAÇÃO
No entendimento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Sul, o uso de lombadas eletrônicas é importante. Segundo o chefe da comunicação social do órgão, Alessandro Castro, esses mecanismos ajudam a controlar a velocidade, diminuem o número de acidentes e a necessidade do uso de radares.