A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB) esteve na manhã de quarta-feira (27) acompanhando comitiva de Cachoeira do Sul em audiência com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, para reforçar a solicitação de conclusão do asfaltamento da ERS 403 e acesso ao campus da UFSM/Cachoeira do Sul por meio da VRS 809.
Conforme o presidente e vice-presidente da Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços, Fábio Renato da Silva e Paulo Alex Falcão, respectivamente, é de extrema importância a retomada das obras da ERS 403, trajeto entre Rio Pardo e Cachoeira do Sul que ainda tem quase 27 quilômetros de estrada de chão, para o desenvolvimento do Município e da Região.
O diretor da UFSM/Cachoeira do Sul, Rogério Brites, reforçou a necessidade do trevo de acesso ao campus, que a comunidade e as lideranças empresariais elegeram como uma das obras prioritária para o município.
Zilá – que é cachoeirense honorária – já encaminhou e acompanhou as lideranças de Cachoeira do Sul outras vezes em audiências junto ao Governo para cobrar o asfaltamento da ERS 403. A parlamentar lembra que se as obras não forem retomadas em breve haverá um desperdício de dinheiro público, uma vez que parte delas já está feita.
Segundo o secretário, os trechos longos e iniciados terão prioridade no cronograma de execução das obras rodoviárias. “Vamos realizar as obras conforme os recursos tiverem disponíveis, a ideia é que rodovias longas sejam feitas por partes, para que se garanta que o que for iniciado seja concluído. Isto é fazer gestão dos recursos públicos”, enfatizou Costella.
Quanto ao acesso ao campus da UFSM/ Cachoeira do Sul, o secretário falou sobre a reunião que teve com o prefeito do município, quando o executivo municipal se comprometeu em realizar a obra. “Acertamos que a prefeitura contratará e executará a obra, com o auxílio e fiscalização do DAER, através de termo de cooperação entre os órgãos. A documentação já está sendo analisada pelo setor jurídico para que os trabalhos iniciem o quanto antes” explicou Costella.
Além do presidente, do Vice-presidente da Cacisc e do diretor da UFM/Cachoeira do Sul, Rogério Brites; participaram da audiência o vice-prefeito, Cléber Cardoso; vice-presidente da CDL, Valdomiro Ribeiro Filho; presidente do Sindicato Rural, Fernando Cantareli e presidente da Sinmetal, Adriano Cauduro.