Começam as aulas na rede estadual e já falta de professor

Por
Começam as aulas na rede estadual e já falta de professor
CACHOEIRA DO SUL
20 de fevereiro de 2019 - DSCN9995

 

 

Escola Liberato não sabe quando iniciará o tempo integral. Fotos: Cacau Moraes

As aulas para a rede estadual começaram na manhã desta quarta-feira (20) na maioria das escolas da área de abrangência da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Uma delas, a Escola Técnica Nossa Senhora da Conceição, localizada em Três Vendas, o ano letivo inicia na próxima segunda-feira (25).

O que chama atenção é que alguns estabelecimentos começam suas atividades com falta de professor e até de funcionários. Este é o caso da Escola Liberato, situada no Bairro Tupinambá, em Cachoeira. Além disso, não existe provisão de quanto começará o turno integral, justamente por falta de equipe para atender 230 estudantes que fazem parte do projeto. Uma alternativa que será buscada pela 24ª CRE é o preenchimento das vagas com professores que se inscreveram em contrato temporário, cujas inscrições se encerraram dia 7 de fevereiro.

No Estado, as mais de 2,5 mil instituições de ensino receberão cerca de 900 mil estudantes, divididos em 480 mil no Ensino Fundamental, 300 mil no Ensino Médio, 35 mil na Educação Profissional e 85 mil na Educação de Jovens e Adultos (EJA), entre outros.

O CALENDÁRIO

– 18 e 19 de fevereiro: aconteceram reuniões de planejamento e de formação continuada de professores;

– 20 de fevereiro a 26 de julho: primeiro semestre letivo;

– 27 de julho a 4 de agosto: férias discentes;

– 12 de abril, 17 de junho, 29 de agosto e 23 de outubro: formação pedagógica (“Dias D” – Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular Gaúcho) com a participação dos membros do magistério e dos demais servidores em exercício no estabelecimento de ensino; e

– 5 de agosto a 20 de dezembro: segundo semestre letivo.

ATENÇÃO

Está autorizado o uso de sábados para fins de formação continuada dos docentes, reuniões periódicas e outras atividades não letivas, podendo ser computado nas horas-atividade previstas em lei.

Fonte: Seduc