Foram divulgados nesta quarta-feira (13) os nomes dos presos sob suspeita de tráfico de drogas na operação policial deflagrada nesta terça-feira (12) que envolveu 34 policiais civis e militares em Cachoeira do Sul. Emerson da Silva Borba, Maicon da Rosa Santos, François Nunes Bulsing e Alex Sandro Lemes Madeira foram presos em flagrante após os policiais encontrarem drogas em locais vasculhados onde eles se encontravam, nesta terça.
Ao todo, os policiais cumpriram sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça a pedido do delegado Ricardo Milesi. A ação, segundo o comandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, major Jaime Soligo, teve como objetivo principal evitar um atentado que estaria sendo planejado pelo grupo criminoso contra um agente da área de segurança, não se sabe de policial civil ou militar, ou agente penitenciário.
CONFRONTO
Além do suposto planejamento de atentado, a ação policial também foi deflagrada para evitar um possível confronto entre diferentes facções, embora, segundo o delegado Milesi, todos os presos sejam conectados ao mesmo grupo criminoso. As sete residências vasculhadas ficam nos bairros Noêmia, Cohab, Promorar e Quinta da Boa Vista, além de um distrito do interior.
Foram apreendidos cerca de dois quilos de drogas, sendo a maior parte maconha, mas também havia crack e cocaína em menores quantidades. Foram recolhidas ainda duas armas, calibres 12 e 28, e munições. Entre todas as casas revistas, em pelo menos três não foram feitas apreensões.
Além dos quatro presos, outros dois homens foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, mas foram liberados. Simultaneamente à ação policial, agentes da Susepe fizeram uma varredura nas celas do Presídio Estadual de Cachoeira do Sul em busca de pistas que pudessem ligar detentos aos quatro suspeitos presos na operação. Um celular foi apreendido com um preso investigado de integrar a mesma organização criminosa.
Os presos também são apontados de promover homicídios e assaltos ocorridos nos últimos anos na cidade. Os quatro presos em flagrante foram recolhidos ao Presídio Estadual de Cachoeira do Sul.