Irga tem mais informações na previsão do tempo

Por
Irga tem mais informações na previsão do tempo
RURAL
23 de janeiro de 2019 - Jossana Cera - Irga

Meteorologista Jossana Cera destaca as vantagens da nova previsão do tempo – Foto: Sérgio Pereira/Irga

A previsão do tempo no site do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), elaborada pela Rede Somar, agora conta com ainda mais informações. As modificações nos tópicos dos prognósticos climatológicos ocorreram para deixar de forma mais organizada os dados climatológicos.

A partir de agora os visitantes irão encontrar cada item da previsão climática distribuídos em seis tópicos: Imagem de Satélite; Informações Meteorológicas para 15 Dias; Médias Climatológicas; Informações Registradas; Informações Agrícolas; e Tendência Climatológica.

Ao clicar na aba “Previsão do tempo” o internauta será redirecionado para a lista. O primeiro link, “Imagem de Satélite”, apresenta as condições do clima para todo o Rio Grande do Sul.

Tópico mais acessado, em especial pelos produtores, “Previsão do tempo para 15 dias” agora passa a se chamar “Previsão do Tempo” e está inserido dentro do segundo link da lista, “Informações Meteorológicas para 15 Dias”.

Na sequência, “Médias Climatológicas” contém gráficos com dados sobre a temperatura e precipitação de cada cidade do Estado nos últimos doze meses. O quarto item “Informações Registradas” apresenta as temperaturas máximas e mínimas e chuva acumulada nos últimos dias.

Em “Informações Agrícolas” foram inseridos dois itens: “Balanço de Energia”, que mostra uma previsão de parâmetros (radiação solar, temperatura do solo e capacidade hídrica do solo) e “Mapas Agrícolas”, com a porcentagem de água disponível no solo nos estados da região Sul.

E por último, “Tendência Climática” conta com dois subtópicos: “Condição atual e tendência climática” e “Mapas de Anomalia Mensal”, que possuem informações da previsão climática para os próximos meses.

Para a meteorologista e consultora do Irga, Jossana Cera, a mudança nos tópicos da previsão do tempo no site da autarquia é positiva, pois disponibiliza ainda mais informações ao produtor.

“Dentre os novos parâmetros, destaco como mais importantes a previsão para 15 dias em forma de mapas, para as variáveis radiação solar e velocidade do vento a 10 metros de altura, que antes não havia no site. Acredito serem importantes, pois o usuário poderá ter uma ideia de como estarão essas variáveis nos próximos dias. No caso do vento, ele dá uma ideia para o produtor se poderá ou não fazer aplicação de defensivos agrícolas naquele período e, assim, fazer seu planejamento. Outro ponto importante a destacar é quanto à previsão climática. Agora temos uma análise da condição atual e também a previsão para precipitação e temperaturas máximas e mínimas para os próximos três meses. Essa ferramenta é fundamental para o produtor fazer o planejamento de longo prazo para sua propriedade”, assegura Jossana.

Acesse a previsão clicando aqui.