O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove nesta quinta-feira (24),a partir das 7h, o Dia de Campo 2019 da Região Central, no Centro de Eventos da UFSM, em Santa Maria. A coordenação é do engenheiro agrônomo Pedro Hamann, coordenador regional do Irga em Cachoeira do Sul, e do professor Enio Marchezan, do Grupo de Pesquisa em Arroz Irrigado da UFSM.
A programação vai se concentrar na área experimental do curso de Agronomia da UFSM, no parque de exposições do centro de eventos. Durante todo o dia, serão abordados os seguintes temas: manejo de plantas daninhas, semeadura direta de arroz e soja, soja: aspectos físicos e químicos do solo, qualidade de sementes, identificação de toxidade e tecnologia de aplicação em plantas daninhas, depoimentos de produtores sobre seus sistemas de produção e soja em terras baixas, manejo de nitrogênio em arroz e Provarroz: culinária à base de arroz.
Para o engenheiro agrônomo Pedro Trevisan Hamann, responsável pela Coordenadoria Regional da Depressão Central do Irga, o evento oportuniza aos agricultores a troca de conhecimento técnico e experiências, além de apresentar tecnologias e manejos adequados com foco no aumento da produtividade e rentabilidade.
“A expectativa de público para este ano é maior, em torno de 1.200 pessoas. Teremos duas oficinas com depoimentos de produtores, a participação do orizicultor é muito importante deixando mais próximo da realidade do dia a dia da lavoura, além de enriquecer os conteúdos trabalhados”, completa Hamann.
Estão sendo organizadas excursões para sair de todos os Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) da Região Central. Mais informações pelo telefone (51) 3722-3411.